A Ação Social contou com atividades de lazer, recreação e de conscientização ambiental

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu um dia de Ação Social para alunos da Rede Municipal de Ensino e demais membros da comunidade. O evento foi realizado na Praça da Juventude e faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada desde a última segunda-feira, 2.

Hudson Castro

A Ação Social, promovida em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), contou com Oficinas do Módulo de Educação Ambiental. A proposta foi reforçar o tema da Semana, “Educação para o Meio Ambiente”, e chamar a atenção dos alunos para a importância de ações que fomentem a sustentabilidade. “Envolver crianças para essa questão, alertando sobre a importância da educação ambiental, é um dos pontos que a gente quer atingir. O objetivo é que elas despertem o interesse para ações de preservação e repassem isso para os adultos”, certificou o secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro.

Além de informações sobre conscientização ambiental, durante a atividade, os participantes contaram ainda com atividades de lazer e recreação. Durante toda a manhã, as equipes do Sesc e da Secretaria de Meio Ambiente ofereceram serviços como pintura facial, peteados, informações sobre alimentação saudável, além das oficinas de mandala, biscuit e chaveiros feitos com materiais recicláveis. Houve ainda brinquedos infláveis e distribuição de algodão doce e pipoca.

Iza Maria de Novaes

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Idália Torres, Iza Maria de Novaes, a Ação Social na Praça da Juventude é uma excelente oportunidade para unir teoria e prática. “Sempre, durante a Semana do Meio Ambiente a gente tenta viabilizar ações como essa, pois, quando retiramos o aluno da sala de aula, pensamos em ampliar o conhecimento ao articular esse momento com os ensinamentos repassados em sala de aula”, explicou a coordenadora.

Durante a Ação Social, centenas de alunos participaram das atividades. Os espaços públicos da Praça da Juventude contribuíram para a diversão e para a reflexão sobre o tema educação ambiental, já que o equipamento dispõe de diversas áreas verdes, lagoa, parque infantil, quiosques entre outros. “Aprender dessa forma é muito bom”, contou Naum Felipe Pinheiro, 10 anos. “Tudo aqui é muito bom. Eu já conhecia a praça e sempre que venho aqui eu gosto”, declarou João Victor Guimarães, 13 anos. Ambos são alunos da Escola Municipal Idália Torres, instituição que levou 65 estudantes para participar da iniciativa.

Encerramento – Para fechar a Semana do Meio Ambiente, nessa sexta-feira, dia 6, às 8h, a Prefeitura Municipal preparou um mutirão de limpeza no Parque Municipal da Lagoa das Bateias, com toda a comunidade. “Essa ação objetiva mostrar a importância de tratar bem aquele espaço”, certificou Hudson.