A valorização e o protagonismo da juventude rural ganharam destaque nesta terça-feira (21), com a realização do Fórum Municipal de Juventude Rural: “Um novo olhar para a Juventude”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Coordenação da Juventude. O evento, realizado no Boulevard Shopping, integra a programação da Semana Municipal da Juventude 2025 e buscou aproximar os jovens do universo acadêmico.

O fórum teve como foco promover o acesso à educação, incentivo à formação vocacional e oportunidades de qualificação, reunindo jovens de diversas localidades rurais do município de Vitória da Conquista. As atividades foram realizadas em parceria com o curso de Farmácia da Faculdade Uninassau e o Centerplex Cinema, que abriram suas portas para a ação.

Os participantes iniciaram o dia com um momento musical de acolhimento, seguido por uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga da SMDE, Jamilia Brito, em uma das salas do Centerplex Cinema. Na sequência, os jovens participaram de uma visita guiada à Faculdade Uninassau e tiveram oficinas práticas nos laboratórios do curso de Farmácia, onde puderam conhecer o funcionamento de atividades científicas e educacionais do ensino superior.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, o evento é um exemplo de política pública sólida voltada para a juventude. “O trabalho da Coordenação da Juventude mostra sensibilidade e compromisso. Não é uma questão apenas de combater carências, mas de proporcionar ações concretas como esta, que representam verdadeiras políticas públicas, com impacto na construção do futuro desses jovens”, afirmou o secretário.

O coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, destacou o empenho dos participantes e o papel da mobilização coletiva que fez o evento acontecer, mesmo com as dificuldades de deslocamento devido às fortes chuvas da região. “Nós temos buscado uma construção coletiva das ações da coordenação, ouvindo e envolvendo os jovens da zona rural. Hoje, conseguimos trazer representantes de várias localidades, com o apoio do Cras Rural e das escolas. Além de participar das oficinas, eles compartilham suas demandas e levam conhecimento para seus colegas das comunidades de origem. É assim que se constrói um trabalho de transformação”, explicou Luiz.

A jovem Victória Oliveira, moradora do distrito de José Gonçalves, destacou a importância de ser ouvida e acolhida como parte das ações da Semana da Juventude. “Foi muito especial participar. A Semana da Juventude traz esse olhar carinhoso para nós, jovens da zona rural. Me senti muito feliz e grata por esse convite, foi um momento bonito, didático e cheio de descobertas”, relatou Victória.

O diretor da Faculdade Uninassau, Davison Martins, ressaltou o compromisso da instituição em ampliar o acesso à educação e fortalecer o papel da universidade na formação integral dos jovens. “A gente fica muito feliz em participar de iniciativas assim. A universidade tem que ser um espaço aberto, inclusivo, que mostre novos caminhos. Muitos desses jovens talvez nunca tenham tido contato com o ensino superior. Aqui, mostramos que a educação abre portas e amplia horizontes. Trabalhamos com a formação profissional, mas também com o desenvolvimento humano, o empreendedorismo e a trabalhabilidade, porque acreditamos que a educação é o caminho para mudar realidades”, afirmou o diretor.

Semana da Juventude 2025

A Semana da Juventude segue até o dia 25 de outubro, com uma programação diversificada voltada à formação cidadã, cultura, lazer e capacitação de jovens em diferentes regiões da cidade.

Entre as atividades estão debates, campanhas, eventos esportivos e o Enem Itinerante, que leva aulas de revisão para estudantes da zona rural.

Confira a programação para os próximos dias:

– 23/10 – Posse do Conselho Municipal da Juventude – às 17h, no Plenário da Câmara Municipal.
– 25/10 – Projeto Conquistar – Aulão de Revisão do Enem: “Reconhecendo Conquista” – das 13h às 17h30, em cinco locais: Distrito Industrial, Cristo de Mário Cravo, Poço Escuro, Lagoa das Bateias e Casa Memorial Régis Pacheco.

Enem Itinerante leva revisão à zona rural

Para garantir que os jovens da zona rural também tenham acesso à preparação para o exame nacional, a Coordenação de Juventude lançou o projeto Enem Itinerante, que neste ano atendeu o distrito de Bate-Pé e acontecerá no distrito de José Gonçalves no dia 31 de outubro, no Colégio Estadual do Campo José Gonçalves, das 8h às 12h.