Representantes das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Conselho Tutelar participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira (19), realizada na Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a “Busca Ativa Escolar”.

Plataforma gratuita para auxiliar os municípios no combate à exclusão escolar, a Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Emília Guimarães, explicou que a plataforma tem o intuito de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “E esse acompanhamento é uma das ações estratégicas do Selo Unicef Município Aprovado, que foi aderido por Vitória da Conquista”, lembrou a mobilizadora.

Durante o encontro, a secretária adjunta de Educação, Dilvane Chagas, ressaltou que o combate à evasão escolar é um dos propósitos da Administração Municipal. “Nosso Plano de Ação para o próximo ano, conta com essa busca aos estudantes que faltam as aulas e uma das atividades da equipe de superintendência, que já começou a atuar nas escolas, é fazer esse acompanhamento”.

Além da adesão do município, a implementação do projeto contará com o trabalho da equipe de execução, formada por coordenador operacional, supervisores institucionais, técnicos verificadores e agentes comunitários