Esaú Matos
Postado em 18 de setembro de 2025 as 15:59:11
Em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, o Hospital Municipal Esaú Matos promoveu um evento voltado à conscientização sobre a importância de cuidados seguros, fundamentais para reduzir riscos e garantir a qualidade no atendimento à saúde. Neste ano, a campanha global traz o tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança” e o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, destacando a vulnerabilidade dessa faixa etária a danos causados por práticas inseguras.
Durante o evento, mesas temáticas e interativas, montadas em parceria com os estudantes de Enfermagem da Unex, foram instaladas pelos corredores da unidade. Também foi montado um espaço instagramável para valorizar a equipe de saúde, essencial para a promoção da segurança do paciente. Promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, a ação foi preparada para chamar atenção para as 6 metas de segurança do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, segurança na prescrição e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e redução do risco de queda e lesão por pressão.
- Eliedna Mendes
- Anne Lara
Eliedna Amaral, coordenadora do Núcleo, relembra que o setor realiza um planejamento de ações de forma bianual, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por normatizar e coordenar nacionalmente as ações para a segurança do paciente. Ela explicou que, embora a data seja comemorativa, o trabalho de segurança do paciente é contínuo. “O objetivo dessa ação não se resume somente a essa data, é algo que a gente trabalha todos os dias, há anos. Estamos trabalhando as metas de segurança do paciente de uma forma divertida, com dinâmicas lúdicas e rápidas, de modo que os profissionais da assistência em saúde possam participar, reforçar o aprendizado e se distraírem um pouco.”.
A estudante de Enfermagem, Anne Lara de Amorim, faz estágio supervisionado de alta e média complexidade no Esaú Matos. Prestes a se formar, a futura enfermeira foi uma das participantes do evento. Ela ressaltou a importância de ações como essa para manter o foco na segurança dos pacientes e dos próprios profissionais de saúde. “É essencial relembrar a necessidade de cuidados constantes, tanto com os pacientes quanto com a equipe de saúde”, afirmou.

Ceres e equipe do NSP
A diretora-geral da FSVC, Ceres Almeida, também marcou presença no evento. Na oportunidade, ela reforçou a importância da data para reconhecer o trabalho da equipe de saúde, que se dedica à segurança dos pacientes diariamente. “Esse momento é válido também para ressaltarmos o esforço de toda a equipe de saúde da Fundação em promover a segurança do paciente. Esse já é um trabalho que o Núcleo se empenha para garantir a segurança todos os dias, com muito profissionalismo, dedicação e competência”, comentou Ceres.
Além das atividades nas mesas temáticas, a equipe do NSP visitará os leitos da unidade ao longo da semana. O objetivo é conversar com pacientes e acompanhantes, compartilhando informações sobre a segurança no atendimento e mostrando como todos podem contribuir para esse processo.