O Boletim das arboviroses referente à segunda Semana Epidemiológica de 2025, que corresponde ao período de 5 a 11 de janeiro, registrou 74 casos suspeitos para dengue, oito para chikungunya e nenhum para zica, segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan). Do total de notificações, foram confirmados nove casos de dengue, 14 foram descartados para dengue e três para chikungunya. Os demais seguem em investigação.

Para diminuir o número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, segue com as ações do Plano de Enfrentamento da Dengue e Demais Arboviroses, executado em parceira com o Comitê Técnico Intersetorial das Arboviroses Urbanas, formado por representantes da sociedade civil e de entidades como o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sindacs), o Ministério Público Estadual, o Núcleo Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Defesa Civil, entre outras instituições.

O plano de enfrentamento sugere a promoção da assistência adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnóstico e manejo clínico adequado por profissionais de saúde habilitados. Define as atividades de educação, mobilização social e comunicação que serão implementadas e reforça as ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.

Cuidados

A população, principalmente nesse momento de chuva, também deve colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti dentro de casa, com eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito. Denúncias de situações de risco podem ser feitas ao Centro de Controle de Endemias, pelo número: (77) 3429-7421.

Vacinação

Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o MS, essa é faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Matéria relacionada:

Boletim das Arboviroses: mesmo com decréscimo nas notificações, Prefeitura mantém monitoramento e cuidados