O secretário de Educação, Esmeraldino Correia, e a coordenadora pedagógica, Tânia Novais, reúnem-se com comunidade escolar da Escola Municipal Carlos Santana

Vitória da Conquista foi um dos 74 municípios brasileiros e o único da Bahia pré-selecionado para receber o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é implantar o programa na Escola Municipal Carlos Santana, que atende 1.153 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Por isso é que, nessa segunda-feira (15), por meio do canal oficial da Prefeitura no YouTube – em razão da pandemia –, a Smed realizou, com a comunidade escolar da escola, uma audiência de esclarecimento para explicar o modelo proposto pelo Ministério da Educação (MEC). “Foi um momento para esclarecermos alguns pontos fundamentais para a compreensão plena do que é uma escola cívico-militar. O nosso objetivo, com a implantação deste modelo cívico-militar, que é referência em termos educacionais, é fazer da Escola Carlos Santana uma escola exemplar”, reforçou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Cumprindo todas as etapas necessárias para a adesão da escola, foi feito um chamamento da comunidade escolar para conhecer mais sobre o programa. Ao final da audiência, foi disponibilizado, por meio de um link, um formulário que foi preenchido por gestores, professores, equipe de apoio, alunos (a partir de 16 anos), pais e/ou responsáveis quem compõem a comunidade da Escola Municipal Carlos Santana para medir o grau de interesse deles em fazer parte do programa. O prazo para preenchimento foi até às 23h59 desta terça-feira (16).

Todos os procedimentos para a realização do passo a passo da votação para adesão à Escola Cívico-Militar no Município de Vitória da Conquista foram devidamente cumpridos e regulamentados também pela Portaria nº 010/2021 – GAB/SMED publicada no Diário Oficial do Município. A conclusão da consulta pública será formalizada e enviada pela Smed ao Pecim/MEC.