Na manhã desta quarta-feira (27), Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona rural do município participaram de uma capacitação. A atividade faz parte das ações do mês de combate à tuberculose.

A coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Amanda Gomes, explicou que a devida atenção à doença, que conta com tratamento gratuito, acontece durante todo o ano. “Como 24 de março é celebrado o Dia Mundial de combate à Tuberculose, intensificamos mais as atividades neste período”, disse.

Para o Agente Comunitário de Saúde, Domingos Lemos, que atua no povoado de São Joaquim, as informações são importantes. “Precisamos ficar em alerta para identificar possíveis casos existentes em nossa área de atuação, encaminhar essas pessoas para o serviço especializado e acompanhá-las durante o tratamento”.

Domingos Lemos: “Precisamos ficar em alerta para identificar possíveis casos existentes em nossa área de atuação”.

Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, as ações seguem até o mês de abril. Além das capacitações para profissionais das áreas de saúde, a programação conta momentos educativos em feiras livres e palestras para usuários de serviços públicos.