Notícias
Postado em 26 de janeiro de 2025 as 13:49:49 e atualizado em 27 de janeiro de 2025 as 15:51:35
Com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer do colo de útero e a hanseníase, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Tisiologia e Dermatologia Sanitária intensificaram as campanhas de prevenção a essas doenças, com distribuição de panfletos e orientações aos feirantes e consumidores da Feirinha do Bairro Brasil, na manhã deste domingo (26).

Feirantes e consumidores foram orientados
A atividade faz parte das campanhas Janeiro Verde (prevenção ao câncer do colo de útero) e Janeiro Roxo (combate à hanseníase). Na oportunidade, o médico oncologista Renato Marinho lembrou que em Vitória da Conquista o Janeiro Verde foi instituído pela Lei nº 2.889/24. “Hoje a gente está em um lugar de grande trânsito de pessoas de vários lugares para levar essa conscientização, essa educação, porque educação e informação salvam vidas”, destacou, ressaltando a importância do exame preventivo para mulheres a partir dos 25 anos.

O aposentado Gessy Lacerda ouve atentamente as informações
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, também participou da ação e ressaltou a necessidade de sensibilizar a população sobre a importância do exame preventivo e da vacinação para redução dos casos de câncer do colo de útero. “Essas ações são realizadas nas nossas unidades de saúde todos os dias do ano”. Ela mencionou ainda as ações do Centro de Referência em Tisiologia e Dermatologia Sanitária, que busca o diagnóstico precoce da hanseníase para tratar a doença e evitar sequelas.
- Fernanda Maron
- Renato Marinho
- Kátia Ferreira
O aposentado Gessy Lacerda fazia suas compras quando ouviu as orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Para ele, a ação facilita a chegada da informação. “Assim eles orientam todas as pessoas para que elas procurem o posto de saúde”, disse. E a feirante Kátia Ferreira completou: “isso é muito bom, pois reforça as orientações que a gente vê em outros lugares, como na televisão e na internet”.
Matérias relacionadas: