Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, a partir desta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Multivacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Até o dia 31 de outubro, todas as 42 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto da Zona Rural quanto da Urbana, intensificarão a atualização da caderneta. Durante esse período, também será ofertada a vacina contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos.

Como etapa inicial da campanha de multivacinação, a intensificação no município terá início no dia 6, com as Unidades de Saúde Régis Pacheco e Admário Silva Santos abertas em horário estendido, das 17h às 22h, facilitando o acesso para aqueles que não conseguem comparecer no horário habitual.

Ainda nesse dia, será realizado um treinamento online, às 11h, com profissionais das UBS para alinhamento das estratégias, mobilização social e organização logística da campanha, com o tema “Conceito da imunização materna e a importância de nos preocuparmos com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)”. Essa capacitação é fundamental, principalmente, porque a previsão para o recebimento da vacina contra o VSR, destinada às gestantes, está programada para o final de novembro.

Dia D de Multivacinação em Vitória da Conquista

O Dia D de Mobilização Social no Brasil foi oficialmente definido para o dia 18 de outubro. Entretanto, em Vitória da Conquista, considerando as particularidades locais e visando ampliar a participação da comunidade, o Dia D será realizado no dia 25 de outubro, quando todas as unidades de saúde do município estarão mobilizadas para atualizar a situação vacinal da população-alvo.

Salas de vacina com horário especial:

  • De 6 a 10 de outubro: UBS Régis Pacheco e Admário Silva Santos, das 17h às 22h.
  • De 20 a 24 de outubro: UBS Régis Pacheco, Admário Silva Santos, Nelson Barros e Nova Cidade, das 17h às 22h.