Notícias
Postado em 20 de novembro de 2025 as 15:35:59
Vitória da Conquista foi destaque estadual na I Mostra Baiana de Práticas Exitosas em Saúde do Homem no SUS. A iniciativa integra o VIII Simpósio Baiano de Produção do Cuidado à Saúde de Homens e é organizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa primeira edição, realizada na última quarta-feira (19), teve como tema central “Equidade, Cuidado e Saberes Afro Latino-Americanos: construindo caminhos para a saúde de homens e masculinidades”.

Mostra Baiana de Práticas Exitosas em Saúde do Homem
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, através da Atenção Primária à Saúde, apresentou o projeto intitulado “Fortalecendo Laços: Ampliando o Acesso e Cuidado Farmacêutico às Condições Crônicas Não Transmissíveis(CCNTs) na Saúde Masculina com PoCT”, que foi selecionado entre as 10 melhores práticas da Bahia.
A experiência apresentada enfatizou a importância do cuidado farmacêutico como ferramenta fundamental para a Atenção Primária, e a atuação conjunta das equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde e da Equipe Multiprofissional (eMulti) para fortalecer o cuidado às CCNTs, ampliando o acesso dos homens aos serviços de saúde. Por meio de estratégias clínicas, educativas e de abordagem territorial, o trabalho tem promovido maior adesão ao acompanhamento, qualificação do manejo terapêutico e uso racional de medicamentos.

Maria Clara Costa no canto superior esquerdo da captura de tela
A coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso, Maria Clara Costa, destacou o protagonismo da saúde pública de Vitória da Conquista: “Esse é um reflexo do nosso compromisso com o cuidado integral à saúde do homem. Novembro é um mês estratégico para fortalecer esse elo, ao trazer o homem para dentro das nossas unidades de saúde para a qualificação e acompanhamento das pessoas com condições crônicas dentro do nosso território. É um orgulho muito grande mostrar o nosso trabalho coletivo e a valorização das diferentes áreas que compõem a Atenção Primária à Saúde”.





