Notícias
Postado em 22 de outubro de 2025 as 14:40:20
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nos dias 20 e 21 de outubro, em Salvador, do Seminário da Atenção Primária à Saúde com o tema “Saúde Brasil 360”, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento reuniu gestores de todo o estado para discutir avanços, desafios e estratégias de fortalecimento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS).

No evento, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a diretora de Atenção Básica, Taíse Alcântara, e a coordenadora de Saúde Bucal, Letícia Nascimento. O seminário enfatizou a discussão de dúvidas, compartilhamento de práticas exitosas e abordagem das particularidades da rede de atenção à saúde bucal nos municípios participantes.
- Letícia, Taíse e Fernanda
Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, a participação da SMS reforça o compromisso do Governo Municipal com a qualificação contínua das equipes e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. “O seminário foi um momento enriquecedor de troca de experiências, com debates voltados a temas fundamentais como equidade, vínculo e qualidade no cuidado, pilares essenciais para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população”, declarou Fernanda.
Saúde 360
O Saúde 360 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa aprimorar a Atenção Primária à Saúde (APS), focando em um novo modelo de financiamento, gestão e cuidado integral. Também está relacionado a outros projetos como o “Brasil Saudável: Unir para Cuidar”, que visa combater vulnerabilidades sociais, e o projeto de comunicação “Saúde 360” da Fiocruz, que divulga informações sobre saúde de forma didática.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia consiste nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazendo um “giro de 360°” no território para enxergar suas potências, construir cuidado continuado e colocar a APS no centro da produção da vida, o lugar de onde ela nunca deveria ter saído.








