Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 18 de outubro de 2024 as 16:40:36 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:11:59
Em comemoração ao aniversário de um ano da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), um grande marco na história do município ao inserir e fortalecer as políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos de gênero, foi realizada, nesta sexta-feira (18), uma programação diversa voltada para as assistidas e servidoras do serviço.
Realizado na sede da SMPM, o evento contou com apresentação musical da Orquestra de Meninas, explanação sobre projetos da Sala da Mulher Empreendedora, exposição de produtos, serviços de manicure, pedicure e design de sobrancelhas oferecidos pelo Movimento das Donas de Casa (MDC), depoimentos de meninas referenciadas no Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), palestra sobre a campanha Outubro Rosa e um tour pela unidade.
- Serviços
- Nuca
- Palestra
- Exposição de produtos
Segundo a secretária da SMPM, Viviane Ferreira, a comemoração de um ano da pasta indica que as iniciativas e ações desenvolvidas em Vitória da Conquista, com foco na autonomia e garantia dos direitos das mulheres, são parte das mudanças culturais alcançadas. “No município, já podemos vivenciar, na prática, legislações articuladas por meio da secretaria, um órgão totalmente dedicado às mulheres em sua plenitude. Esses avanços indicam que as sementes que plantamos estão sendo colhidas, mesmo que tenhamos muito ainda a avançar”, disse Viviane, complementando que a cidade ganha com a representatividade de uma mulher no poder executivo, fundamental para a criação e consolidação da SMPM.
- Siomara Andrade
- Viviane Ferreira
Dona Siomara Andrade, artesã e poeta, é uma dessas mulheres. Através da SMPM e da Sala da Mulher Empreendedora, ela tem ganhado espaços que não deslumbrava anteriormente. “Momentos como esse são muito importantes. Uma, porque nós, mulheres conquistenses, estávamos precisando disso. Outra, porque temos como mostrar nosso trabalho, além do que é um conjunto para o atendimento da mulher”, afirmou Siomara.
A SMPM
Implantada, em 2023, através da lei nº 2.781, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres tem três eixos principais de atuação: promover a igualdade de gênero, combater as várias formas de violência contra a mulher e garantir que todas elas tenham acesso a oportunidades em diferentes segmentos.
A SMPM já beneficiou mais de 8 mil mulheres com diversas ações, a exemplo do acompanhamento jurídico e psicológico, capacitações profissionais e palestras informativas.
Além dos serviços oferecidos, a secretaria também conta com interseções com outras secretarias municipais, como as de Desenvolvimento Social, por meio da Unidade de Acolhimento; de Saúde, por meio de atendimento clínico; além da Guarda Municipal, por meio da Ronda Maria da Penha, que atua em casos de medidas protetivas de urgência e outros tipos de garantia de segurança das assistidas em situação de violência.