A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta quinta-feira (10), duas formações no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. A primeira com os professores de História dos anos finais (Ensino Fundamental II), em parceria com o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lapeh), da Uesb, com a temática História e Linguagens: Discutindo o Racismo”. A segunda com os coordenadores das Escolas em Tempo Integral (ETI), para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido e novas projeções para o segundo semestre.

Coordenadora no Lapeh, Ednalva Padre explicou que a parceria com a Smed oferece, ao longo do ano, formação continuada no formato de oficinas relacionadas aos temas solicitados, como a questão racial e uso de fontes em sala de aula. “Ela dialoga com a teoria e propõem atividades práticas que os professores podem utilizar em sala de aula com os alunos do EF II”.

A temática tratou de como utilizar linguagens diversas no ensino de história, e a partir destas linguagens, discutir a questão racial atendendo inclusive as leis que propõem essa discussão em sala de aula. Também colaborou na formação, o professor de História, Alex Conceição Costa.

A coordenadora geral dos Anos Finais do Núcleo Pedagógico, Solange Feliciano Pires, destacou que o objetivo da parceria é trazer atualizações para os professores com temas recentemente pesquisados pelo mestrado em história. “A cada mês temos uma formação com uma temática diferente. Hoje é a racial, sempre pertinente nas nossas escolas”.

Professora na Escola Municipal Gildásio Pereira Castro, Graciela de Souza disse que a formação  engrandece o trabalho realizado em sala de aula. “É uma maneira de trazer para os alunos o material de forma mais prática, didática e atualizado. Os efeitos são percebidos em sala de aula”.

As coordenadoras do Núcleo Pedagógica da Smed, Alexsandra Alves e Juliana Borges, responsáveis pela formação com os coordenadores pedagógicos das ETIs, destacaram que as ações foram pensadas para o segundo semestre, acerca dos projetos,  proposta das ETIs, atribuições do auxiliar de regência do projeto para o 7 de setembro, além das avaliações externas.