Educação
Postado em 11 de outubro de 2025 as 09:13:08
e atualizado em 13 de outubro de 2025 as 17:37:06

Edgard Larry
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada pelo Secretário Edgard Larry e pelo coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronílson Ferreira, participou da Convenção Universitária promovida pelo Grupo Griô Educacional. O objetivo do encontro foi discutir as estratégias pedagógicas para aplicação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas.
Griô Educacional é uma metodologia de ensino que promove uma educação baseada na valorização da ancestralidade, na diversidade cultural e na importância da tradição oral, buscando construir pontes entre os saberes tradicionais e o conhecimento formal. O termo “griô” se refere a mestres da tradição oral da África Ocidental, que são considerados guardiões da memória e da sabedoria ancestral.
Durante o encontro, o secretário Edgard Larry apresentou os avanços da educação municipal de Vitória da Conquista, a exemplo da construção e reforma de 95 escolas, com previsão de chegar em novembro próximo a 100 unidades, aumento do número de escolas em tempo integral, realização de concurso público e a criação do Centro de Formação Educacional para que os professores estejam em processo de formação constante, além dos jogos paralímpicos, em parceria com o Comitê Paralímpico. Também destacou os prêmios recebidos, como o selo ouro, um reconhecimento pelos excelentes resultados obtidos na educação do município. “O Governo Municipal tem um olhar diferenciado para a Educação, porque a criança e o adolescente são prioridades da gestão”, disse Larry.
Sobre a parceria com a Griô Educacional, ele disse que ela surgiu para atender um planejamento da secretaria, criado em decorrência de um projeto denominado Vozes da Diversidade, desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico da Smed. “Um projeto extremamente exitoso que prevê discutir a garantia do atendimento à legislação brasileira, em especial as leis 10639/03 e 11645/08. Desta forma tivemos a oportunidade de conhecer o material Minha África Brasileira e Povos Indígenas que tem como eixo central a discussão e sensibilização acerca das relações étnico-raciais e dos povos indígenas”, salientou.