Educação
Postado em 12 de junho de 2025 as 14:23:54

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu encontro de encerramento da Primeira Etapa do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), nessa quarta-feira (11). O evento aconteceu no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, tendo como público alvo os coordenadores de creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e professores que estavam em Atividade Complementar (AC).
A coordenadora da Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, Júlia Alves, disse que o programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e teve início no ano passado, na Educação Infantil, com a formação dos professores, encerrando agora a primeira etapa dessa formação.
O programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada trabalha na perspectiva da leitura e escrita dentro da perspectiva da educação infantil, “que não é alfabetizar as crianças, e sim trabalhar com o processo de letramento para que as crianças se desenvolvam enquanto leitores, escritores, dentro da educação infantil, com uma escrita espontânea e que assim estejam melhor formados como leitores e escritores na educação infantil”., explicou a coordenadora.
Para a representante do NTE, Dayana Novais, foi uma alegria encerrar este primeiro ciclo de formação do LEEI. “Estamos vendo a dedicação dos professores, da equipe responsável pela formação aqui em Conquista, a dedicação da equipe da Smed. Ficamos felizes e satisfeitos de ver o programa acontecendo, os resultados, os frutos colhidos dentro das escolas com nossas crianças”.
- Júlia
- Dayana
- Thaíse
Professora da turma de quatro e cinco anos do Cmei Frei Graciano dos Santos, Thaíse Santos disse que a formação tem agregado em sua prática em sala de aula. “Costumamos dizer que foi um divisor de águas para a sala de referência na educação infantil. Entendemos que as práticas letradas vão para além da decodificação de letras e palavras, mas é o momento que a crianças vai utilizar a linguagem escrita como forma de comunicação”.
O trabalho realizado no Cmei se dá a partir da literatura, com a leitura de diversos contos infantis e culminou com a produção de um livro. A partir das práticas de leitura e escrita na contação de histórias, memorização de textos orais, parlendas, adivinhas e poemas, as crianças ampliaram seu repertório, que resultou na produção de narrativas. “Então fomos para a produção de um livro da turma, um projeto de autoria das crianças com ilustrações também dos alunos. O professor como escriba e a letrinha no material impresso que culminamos com tarde de autógrafos no Cmei Frei Graciano. O livro faz parte do projeto desenvolvido e idealizado pelas crianças e tem como título: No mundo do faz de conta as crianças criam e encantam”.










