Desenvolvimento Econômico
Postado em 13 de março de 2025 as 09:00:43
As políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Municipal visando o o crescimento profissional da mulher conquistense são realizadas em diversas frentes. Uma delas é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que atua na elaboração, apoio e articulação das relações de trabalho, renda e desenvolvimento econômico, de acordo com as políticas públicas e planos de governo. Com esse propósito, o incentivo ao empreendedorismo e à autonomia das mulheres têm lugar de destaque nos serviços e ações desenvolvidos pela SMDE.
Segundo o secretário Marcos Ferreira, a secretaria privilegia políticas públicas que amparam e incentivam as mulheres empreendedoras, seja no apoio e assessoria técnica, seja no aspecto da qualificação profissional de quem empreende e das mulheres que trabalham nos setores de comércio, indústria e serviços.
A SMDE possui diversos espaços liderados por mulheres: duas Salas do Empreendedor, um Núcleo de Psicologia e uma Gerência de Apoio. Além disso, a SMDE possui as coordenações de Juventude e de Economia Solidária, que são lideradas por homens, mas também mantêm, em seus planos de ação, muitos projetos voltados para as mulheres. E foi na Secretaria de Desenvolvimento Econômico que a primeira Sala da Mulher Empreendedora — hoje vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), foi implantada.
Jamília Brito é psicóloga lotada na Secretaria Desenvolvimento Econômico e a responsável pela implementação do Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho, que em janeiro de 2025 completou 12 anos de atuação. “Cheguei na secretaria e não tinha psicólogo. Escrevi o projeto, expliquei ao secretário da época em quais linhas de atuação poderíamos implantar as ações conectadas aos objetivos da pasta e foi aprovado. Mesmo com as mudanças de secretários ao longo destes anos, todos pediram para eu continuar desenvolvendo as ações”.
A psicóloga destaca que durante estes anos, acompanhou a transformação de várias mulheres, adolescentes e adultas, que recorreram aos serviços da SMDE, atuando no suporte às coordenações dos diferentes projetos e ações desenvolvidas pela secretaria. Ela ressalta a importância dos serviços para a inserção e qualificação das mulheres no mercado de trabalho e para o estímulo e potencialização do empreendedorismo feminino. Assim, essas mulheres dão passos importantes para garantir a independência financeira, que proporciona maior autonomia nas escolhas e melhor qualidade de vida.
Entre os serviços destinados às mulheres oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destacam-se:
Apoio e assessoria técnica às mulheres que empreendem ou querem empreender, sejam as que estão abrindo seu primeiro negócio ou as que já empreendem e pretendem melhorar o desempenho;
Apoio na Elaboração de Planos de Negócios;
Programas de Qualificação Profissional: oferta dos cursos de Manicure, Pedicure, Massagem, Cabeleireiro, Estética, Corte e Costura, Maquiagem, Depilação, Cuidadora de Idosos, Cuidadora de Crianças, Informática Básica, Fotografia, Vitrinismo, Vendas, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Logística, Auxiliar de Expedição, Mídias Digitais, Noções de Marketing, Artesanato, Fuxico, Tapeçaria com retalhos, Projeto Café, Causos e Prosas, dentre outros, em que o público-alvo, em sua maioria, é formado por mulheres (cerca de 80%). Todos os cursos contam com a emissão de certificação.
Atendimento Psicológico (Individual e de Vivência Terapêutica);
Atendimento aos MEI: além da formalização, baixa, emissão de certidões e declarações, há o atendimento diário ao público, com orientações e encaminhamentos para as empreendedoras que precisam da emissão de alvarás, licenciamentos específicos, entre outros, através da Sala de Atendimento do Tudo Fácil;
Promoção anual de feiras e rodadas de negócios envolvendo as Salas de Empreendedores, Juventude, Economia Solidária e Gerência de Apoio à Indústria e Comércio;
Coordenação de Economia Solidária, que apoia artesãs e associações e tem à frente, em sua maioria, mulheres empreendedoras;
Apoio e manutenção do GEP – Grupo de Economia Popular (também em sua maioria absoluta composto de mulheres) em várias frentes de comercialização de produtos e feiras populares de negócios, tanto no fomento das feiras e exposições quanto na manutenção de uma estrutura de apoio para comercialização de seus produtos em outros eventos (Shoppings, Centro da cidade, Espaço Glauber Rocha e na Zona Rural);
Parcerias com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic), com o Sistema “S” e outros, buscando oportunidades de trabalho e apoio às mulheres empreendedoras, quando privilegiamos ações para o público feminino;
Parcerias em eventos, assessoria, e apoio a grupos de mulheres empreendedoras existentes na sociedade civil, a exemplo do Grupo Delas, do Grupo Mulheres que Empreendem, Grupo Marias do Bairro, etc.
Treinamentos profissionais diversificados na área de tecnologia em parceria com o Centro Poeta Casa dos Sete e realizando orientação profissional por meio do Projeto Rumos.
As interessadas nos diferentes serviços ofertados podem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico no endereço Rua Góes Calmon, 118, Centro (Edifício Centro Empresarial Reis & Meira), ou pelos telefones (77) 3421-0947 / 3421-8018.