A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, realizou, nesta sexta-feira (28), o evento Conquista que Alfabetiza, criado para valorizar as unidades escolares que se destacaram em 2025 nos resultados de leitura, escrita e nas avaliações externas.

A premiação foi dividida em três eixos, sendo o primeiro sobre as “Boas Práticas de Leitura”. Na Zona Urbana, em 1º lugar, ficou a Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca e, em 2° lugar, a Escola Municipal Prof.ª Maria Célia Ferraz.

Na Zona Rural, o 1º lugar foi para a Escola Municipal Jesuíno José de Deus, vinculada ao Círculo Escolar Integrado (CEI) de Pradoso. Em 2º lugar, ficou a Escola Municipal Félix Pacheco, do CEI de Dantelândia.

O tema do segundo eixo foi “Avaliação Externa Sabe – Turmas do 2º e 5º ano”, com os melhores desempenhos em 2024. Na turma do 2º ano, em Língua Portuguesa, a premiação foi para a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Em Matemática, para a Escola Municipal Péricles Gusmão Regis. Na turma do 5º ano, o 1º lugar em Língua Portuguesa foi para a Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, e o 1º lugar em Matemática, para a Escola Municipal Zica Pedral.

O eixo três premiou os melhores “Resultados do Compromisso Criança Alfabetizada”. Para a turma do 1º ano em Língua Portuguesa, o 1° lugar foi da Escola Municipal José Lopes Viana. Nas turmas do 1º e 3º anos em Matemática, as vencedoras foram as escolas municipais Prof.ª Helena Cristália Ferreira e Péricles Gusmão Regis, respectivamente. Na Avaliação Escrita do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), turmas do 4º ano, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Eulálio Leite, do CEI de Limeira.

A articuladora do Núcleo Pedagógico da Smed, Alessandra Martins, representou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e o coordenador Ronilson Ferreira. Ela comentou sobre o avanço da educação pública municipal: “Nossa educação avançando cada vez mais e nós estamos unidos nesse propósito para que, em 2026, alcancemos mais resultados positivos. Que nossos alunos consigam avançar ainda mais dentro do processo de ensino e aprendizagem e estamos muito felizes com esse momento de reconhecimento das experiências e das avaliações exitosas da nossa rede municipal de ensino”.

Para a diretora da Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, Rosângela Santana Santos, o resultado todo foi “consequência de um trabalho de equipe, em parceria com a Smed, muita formação e motivação dos profissionais”.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Sirlene Sena Santana, afirmou que o resultado alcançado pela unidade foi resultado de muita dedicação e força de vontade. “Teve o trabalho pedagógico, chamamos as famílias e fizemos parceria com os funcionários. Tudo isso faz parte para que a nossa escola cresça. E, graças a Deus, deu certo. O trabalho foi árduo, não foi fácil. Só tenho que agradecer a Deus”, afirmou.

A programação apresentou como novidade os alunos Evelyn Vitória Souza Silva, aluna do 2º ano, e Pedro Davih Vieira Mirante, aluno do 4º ano, ambos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, como mestres de cerimônia. Houve ainda uma apresentação artística cultural do grupo de dança da mesma unidade de ensino.