Educação
Postado em 9 de outubro de 2025 as 12:58:10
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, participou na manhã desta quinta-feira (9), do evento online, transmitido ao vivo pelo YouTube, “Alimentar a Cidade – Caminhos para Políticas Urbanas Sustentáveis”, promovido pela ONU-Habitat.
O evento foi mediado pela cofundadora do Instituto Comida do Amanhã, Mônica Guerra, e apresentado pela nutricionista e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), Cláudia Bocca, que trouxe um panorama sobre a Estratégia Alimenta Cidades e divulgação do Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas.
O coordenador de Alimentação Escolar da Smed, Rodrigo Gigante, apresentou o Projeto Educan que é desenvolvido nas escolas municipais. O projeto é amparado pela Lei 13.666/2018, que torna obrigatória a Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar. Começou a ser aplicado nas escolas, oficialmente, em 2022, para aproximadamente 5 mil alunos da Educação Infantil, e já chegou a 107 escolas e a 28 mil alunos da Educação Infantil e do Fundamental I.
Gigante apresentou o material pedagógico utilizado de maneira interdisciplinar nas escolas, confeccionado pela própria coordenação e dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular. “São oito módulos para cada ano da educação infantil e fundamental I, com os temas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), agrupados e alinhados ao plano de curso vigente”.
O coordenador apresentou também os resultados dos três anos de implementação do Educan. De acordo com ele, o projeto trouxe maior conscientização em EAN nas comunidades atendidas pelas escolas e valorização da cultura local, envolvimento intersetorial com as atividades em EAN, diminuição da entrada de alimentos ultra processados dentro das unidades de ensino do município, maior aceitação da merenda escolar, maior envolvimento interdisciplinar dos docentes, discentes e da comunidade escolar, resultando em aprendizagem, conscientização sobre sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente, além de maior atendimento aos pais atípicos e reconhecimento nacional. “A gente acompanha de perto a aplicação e os resultados do projeto Educan, e tem obtido muito sucesso em todas as escolas onde vem sendo aplicado”, disse Rodrigo.