Diariamente, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza serviços que garantem o abastecimento de água nas casas de milhares de famílias da Zona Rural de Vitória da Conquista. Essa água potável chega por meio dos 88 sistemas simplificados.

Do início do ano até a última quarta-feira, 17, cerca de 40 atendimentos foram realizados. São instalações, manutenções, reparos e substituições dos equipamentos. Na tarde de ontem, a coordenadora municipal dos Sistemas, Ana Silveira, acompanhou a equipe de manutenção na instalação de um novo bombeador do sistema do povoado de Lixa.

Segundo a coordenadora, esse sistema beneficia cerca de 100 famílias. “Aqui já fizemos a substituição do painel de energia e por duas vezes a manutenção da bomba. Desde a última quinta o sistema parou de funcionar, mas neste período o povoado foi abastecido por caminhão- pipa”, informou Silveira.

Para realizar trocas de bomba, os técnicos da Secretaria contam com o auxílio da comunidade. Já era próximo das 17h quando a equipe chegou ao povoado e oito homens se dispuseram a ajudar no serviço. Um deles era José dos Santos, de 57 anos de idade. “Estava uma penúria e descemos aqui para ajudar. Deus ajude que amanhã cedo já tenha água em casa, pois a gente trabalha longe e não tem tempo de pegar água”, desejou.

O lavrador Vanderlei Oliveira falou sobre o trabalho de manutenção do sistema simplificado local: “Sempre quando precisa a equipe vem, faz a manutenção certinha, manda a água pra abastecer e quando quebra a bomba, como aconteceu esta semana, fornece água pra todo mundo com caminhão pipa”.

“A Administração tem feito todo esforço para que não prive a comunidade do abastecimento de água. Sabemos da importância água na casa de cada pessoa. Estamos funcionando a contento, dando prioridade ao conserto das bombas”, declarou o secretário municipal de Agricultura, Arlindo Rebouças. A previsão é que mais 10 sistemas sejam entregues este ano ao município.

A coordenadora dos Sistemas ainda visitou o Sistema Simplificado do povoado de Corta- Lote, que atende seis localidades, garantido água para 600 famílias. Lá está o maior tanque, com capacidade de 250 mil litros, e uma estação de tratamento.