O Conselho Estadual das Cidades deu posse aos novos representantes que atuarão no período correspondente ao triênio 2025-2028, dois deles de Vitória da Conquista: o assessor especial de Meio Ambiente (Semma), Diego Gomes, como representante do território do sudoeste baiano, e o servidor da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Edgar Borges, representante do município de Vitória da Conquista.

Edgar, Jusmari Oliveira, secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Diego

Os conselheiros foram eleitos na Conferência Estadual das Cidades, realizada em setembro, e pela primeira vez, em nove anos, Vitória da Conquista elegeu representantes locais. Ao longo dos três dias, além da posse, realizada na quarta-feira (26), os novos conselheiros participam de câmeras técnicas para elaboração e discussão das políticas públicas sobre o desenvolvimento urbano do estado, votação e aprovação das pautas e o cronograma para o ano de 2026.

No grupo de Planejamento e Gestão Territorial Urbana, que avalia a prevenção e ocupação de áreas de risco em relação às políticas de defesa civil, urbanização, e saneamento básico, Diego Gomes destacou: “Representar o território de identidade do Sudoeste, inclusive Vitória da Conquista, no ConCidades é de uma responsabilidade ímpar. Contribuir com as discussões da política estadual de desenvolvimento urbano será importante também para destacar as realidades que existem no município e como o poder público poderá atuar na proposição das prioridades para a alocação de recursos”.

Já Edgar Borges, que participa da câmara técnica de Mobilidade Urbana, que busca elaborar estudos e diagnósticos e propor diretrizes acerca da gestão e financiamento da política estadual de mobilidade urbana, afirmou que: “A câmara discute a problemática da mobilidade, desde a questão do transporte público até a infraestrutura da cidade, que é a mesma política que discutimos internamente no município, tratada a nível estadual. Os municípios contribuem muito quando colocam a problemática que cada um vivencia com a questão da mobilidade e assim são traçadas novas metas”, concluiu.

ConCidades

O Conselho Estadual das Cidades é essencial para o desenvolvimento urbano do estado e tem como finalidade debater, formular e deliberar políticas públicas para todos os municípios baianos. É um marco importante para Vitória da Conquista, como a terceira maior cidade da Bahia, ter representantes do poder municipal nesse espaço público.