Desenvolvimento Econômico
Postado em 15 de outubro de 2025 as 16:00:32
Com o intuito de discutir em rede o fortalecimento estratégico e integração do turismo na região Sudoeste da Bahia, representantes de 10 municípios da zona turística “Caminhos do Sudoeste”, uma das 13 zonas turísticas da Bahia, se reuniram na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Praça CEU J. Murilo.
Fazem parte do “Caminhos do Sudoeste”, além de Vitória da Conquista, os municípios de Belo Campo, Boa Nova, Ibicuí, Iguaí, Itagi, Jequié, Macarani, Maracás e Nova Canaã.
Representando Vitória da Conquista, estavam presentes o coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra, e o gerente de Turismo, Luiz Ferraz, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
Durante a reunião, foram discutidas pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor, a exemplo da importância de mudar o paradigma das localidades sobre o turismo e a importância do setor para o crescimento da região. Outro objetivo do encontro foi aproximar os atores de turismo dessas cidades, a fim de, juntos, apontar formas de ampliar a parceria.
- Segundo Bezerra
- Luiz Ferraz
Para o coordenador municipal de Turismo, Segundinho Bezerra, a parceria entre os municípios é fundamental para que seja possível consolidar o setor na região Sudoeste da Bahia. “A zona turística ‘Caminhos do Sudoeste’ teve a inciativa de se reunir com o objetivo de unir forças e buscar recursos. Cada município tem seus interesses e projetos, e, juntos, nos fortalecemos para conseguir colocá-los em prática”, explicou o coordenador.
“A reunião de hoje teve o objetivo de fortalecer a zona turística da qual Vitória da Conquista faz parte. Atualmente, somos 10 municípios, mas outros já estão pleiteando entrar. A ideia, portanto, é seguir o exemplo de outras zonas turísticas que já são fortalecidas na Bahia, para que a gente também seja protagonista dessas mudanças que acontecem não só na zona turística, mas também na nossa cidade, que está passando por uma mudança cultural com relação ao turismo”, afirmou o gerente municipal de Turismo, Luiz Ferraz.
Desenvolvimento em rede
A secretária da zona turística “Caminhos do Sudoeste” e diretora municipal de Turismo de Jequié, Juliana Gomes, sinalizou sobre a importância de trabalhar desenvolvimento do turismo a partir do trade turístico e união dos municípios. “Hoje se trabalha turismo pela regionalização. Nós temos como base toda a orientação do Ministério do Turismo, e recentemente foi lançada uma nova cartilha. Então, precisamos fortalecer a nossa região para a gente conseguir desenvolver um turismo sustentável, fortalecer a nossa identidade enquanto região Sudoeste, que é muito rica em atrativos turísticos naturais, de negócios e outros”, explanou Juliana.
- Juliana Gomes
- Arnóbio Meira
O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Boa Nova, Arnóbio Meira, destacou que o turismo acontece em rede. “Fazendo essa ligação dos municípios do ‘Caminho do Sudoeste’, a gente tenta, em rede, construir esse turismo, essa identidade da região Sudoeste e de cada uma das cidades”, disse.













