Há quase 10 meses, o projeto “Esporte Para Além das Fronteiras” proporciona aulas gratuitas de jiu-jistu e muay thai para 200 alunos da Escola Municipal Lycia Pedral. A iniciativa do Instituto Irmãos Nogueira, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, tem como objetivo alinhar o esporte à educação no desenvolvimento e formação cidadã das crianças. O trabalho voluntário e de caridade dos irmãos, em todo o Brasil, garantiu a eles um prêmio internacional que reconhece os atletas de UFC pelos resultados de ações que impactam de forma significativa na comunidade.

Aos 11 anos de idade, Ágatha Sousa Rodrigues confirma o sucesso dessa missão. “Eu gostei muito do jiu-jitsu, porque ele me influenciou a ter disciplina, respeito e autocontrole. O jiu-jitsu surgiu na minha vida como uma felicidade, eu pratico todo dia, eu nunca falto. O jiu-jitsu também influencia na educação da pessoa, pra ela ser alguém na vida”, disse.

O programa pedagógico desenvolvido pelo projeto foi idealizado pelos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, conquistenses com sucesso na carreira do MMA e conhecidos e respeitados em todo o mundo. A proposta coloca a prática esportiva como uma aliada do aprendizado escolar, além de trabalhar valores morais e princípios como ética, respeito, caráter e honestidade.

O coordenador do Instituto Irmãos Nogueira na Bahia, Luciano Nogueira, deu mais detalhes. “Trabalhamos aqui, em Vitória da Conquista, com a parte disciplinar do aluno. Envolvemos a família e a escola também, junto com o projeto. Nosso intuito é evitar a evasão desses alunos nas escolas e fazer com que eles se aproximem mais do processo familiar”, disse.

Evolução dos alunos – Assim como Ágatha, outras crianças demonstraram sua evolução e o entusiasmo com as aulas. Um deles é Carlos Daniel Sousa Macedo, que antes de entrar para o jiu-jitsu, também já praticava judô. “A aula é legal, a merenda é boa, os professores são legais e tenho muitos amigos aqui”, destacou.

Júlio César Rocha, de 11 anos, também contou sua experiência: “Eu gosto muito, porque eles me ensinam a respeitar os outros, ter confiança e pensar nas outras pessoas, não agir só para si mesmo.”

Ampliação da parceria – No início deste ano, a prefeita Sheila Lemos autorizou a abertura de novos núcleos do projeto “Esporte para Além das Fronteiras” em bairros da Zona Oeste de Vitória da Conquista. Haverá ainda novas instalações do projeto nos estádios municipais Murilão e Edvaldo Flores, com aulas gratuitas de jiu-jitsu e muay thai para crianças do entorno. A outra novidade é que devem ser oferecidas outras modalidades de artes marciais, a exemplo de judô, caratê e, possivelmente, boxe.

Reconhecimento internacional – Os irmãos Nogueira (Rodrigo Minotauro) e Rogério (Minotouro) foram os vencedores do Forest Griffin Community Award de 2023, prêmio internacional que reconhece os atletas de UFC pelos resultados do seu trabalho voluntário e de caridade, que impactam de forma significativa a comunidade. A homenagem é realizada anualmente, integrando a categoria Escolha do Presidente no UFC Honors, pois o presidente do UFC, Dana White, nomeia o vencedor.

O Instituto Irmãos Nogueira possui sete unidades no Brasil, já tendo atendido mais de 10 mil alunos com treinamento, educação e alimentação. Atualmente, são 2.100 alunos ativos na organização. Na Bahia, o projeto atua em Vitória da Conquista e Barra do Choça.