Com a rede, muitos moradores estão cursando o nível superior pelo Sistema de Ensino à Distância

A chegada do sinal da internet livre na zona rural de Vitória da Conquista, a partir do projeto Cidade Digital – promovido pela Prefeitura, desde 2011, com recursos próprios – possibilitou mudanças significativas na perspectiva de vida de muitos moradores dessas localidades. A partir da sede da Prefeitura, o sinal de internet foi levado, além dos pontos urbanos, para o distrito de José Gonçalves (no Posto de Saúde) e para os povoados de Tapirema (no Centro Vocacional Tecnológico) e de Xavier. Nesse último, com o apoio dos moradores, o acesso à internet foi implantado na escola pública e em 40 casas da localidade. Com a iniciativa, muitos dos moradores do povoado de Xavier estão fazendo cursos de nível superior pelo Sistema de Ensino à Distância (EAD).

Victor Teixeira

O estudante Victor Teixeira, que atualmente cursa Administração, contou ser a realização de um sonho, não só pessoal, mas também para toda sua família que sempre desejou que algum membro tivesse uma formação acadêmica. Victor concluiu os Ensinos Fundamental e Médio na zona rural e, até a instalação da internet, não visualizava uma maneira de cursar a faculdade. “Sem a rede no povoado, a única forma de usar a internet era vir para Conquista e pagar uma lan house. Agora, a internet na nossa comunidade, me ajudou a cursar o ensino superior. Com o diploma, vou poder fazer concursos, trabalhar na área. Quero me especializar também. É só o começo para mim. Vai melhorar bastante”, afirmou.

Edilânia Teixeira

Assim também é o pensamento da funcionária da escola do povoado e estudante de Pedagogia, Edilânia Teixeira. Segundo ela, hoje já pode vislumbrar um futuro melhor. “Antes, eu nem pensava em estudar o nível superior, porque tinha de me deslocar para Vitória da Conquista e eu trabalho o dia todo. Mas quando veio essa maravilha para a nossa comunidade, que foi o sinal da internet, eu não pensei duas vezes. Fui logo fazer a minha inscrição, fiz o vestibular e me matriculei. Foi algo de suma importância, principalmente para os que querem aproveitar, desfrutar desses benefícios”.

Jaciara Freitas

A dona de casa, mãe, professora e, atualmente, estudante de Serviço Social, Jaciara Freitas, disse, bastante radiante, que a iniciativa foi um dos melhores acontecimentos de sua vida. Com tantas ocupações, o curso superior era um sonho muito distante até então. “A internet mudou tudo. Agora a gente busca se renovar, ter novos conhecimentos. A gente adquire outra formação. Além de possibilitar cursar uma faculdade, a gente também pode interagir com as pessoas de outras localidades. Hoje, eu não consigo mais ficar sem internet. Sem ela, não haveria como fazer a faculdade”, contou.

Projeto nacional – Uma das expectativas do Governo Municipal, em relação ao projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações – que foi lançado nesta quinta-feira, 29 – é que a iniciativa potencialize esse acesso à internet, oferecendo à população uma navegação ainda mais ágil, por meio da fibra ótica, e que mais moradores possam ser beneficiados.