Mobilidade Urbana
Postado em 21 de janeiro de 2026 as 07:00:26
A empresa responsável por operar e administrar o Estacionamento Rotativo Pago – Zona Azul Digital, para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista, começou a instalar, nesta terça-feira (20), quatro pontos fixos de atendimento ao público, localizados na Avenida Régis Pacheco (próximo aos chaveiros), na Ceasa, Praça Nove de Novembro e Praça Tancredo Neves. A estratégia visa facilitar o acesso de usuários que não possuem conexão com a internet ou o aplicativo, garantindo assim o caráter rotativo do estacionamento.
Os pontos fixos contarão com funcionários da Zona Azul habilitados para esclarecer dúvidas dos motoristas, principalmente daqueles que não conhecem ou não se identificam com a tecnologia digital, que moram em outros municípios, esqueceram o celular ou o aparelho descarregou. De modo geral, eles vão orientar os usuários sobre o novo sistema, em especial sobre a aplicação da Tarifa de Pós-Utilização (TPU) e o Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT).
Além disso, os pontos fixos são uma alternativa para efetuar o pagamento da Zona Azul ou TPU, quando necessário.
A instalação dos pontos é uma determinação do decreto 24.021, que no Art. 4º prevê: “A concessionária do serviço público de Estacionamento Rotativo Pago disponibilizará e manterá, em funcionamento, pontos fixos de atendimento ao público em locais de fácil acesso no Município”.
- Avenida Regis Pacheco
- Ceasa
- Nove de Novembro
- Tancredo Neves
A Zona Azul ainda oferece outras opções de compra de créditos, como o aplicativo oficial do sistema, por meio de monitores, do número de WhatsApp (11) 4040-2050 ou pelas tags com QR Code distribuídas pelo Centro da cidade.
O novo sistema, instituído por meio do decreto Nº 23.999/2025, entrou em vigor no dia 19 de novembro de 2025, com o objetivo de democratizar o uso do espaço público destinado ao estacionamento de veículos e promover a rotatividade de vagas em vias públicas localizadas em áreas de alta demanda, o que impulsiona o comércio local e contribui para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, mediante o uso de soluções tecnológicas móveis e digitais.
Em dezembro, os usuários tiveram um período de adaptação para se familiarizar com as mudanças.
O Sistema de Estacionamento Rotativo Pago funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e a partir das 6h nas áreas destinadas a feiras livres; aos sábados, das 8h às 13h, e a partir das 6h nas áreas destinadas a feiras livres.










