Educação	        
	        
	         Postado em 9 de julho de 2025 as 16:20:55	        
	        e atualizado em 17 de julho de 2025 as 11:33:10				
				
				
	        
Um projeto voltado à aplicação de tecnologias e o uso de robótica na rede municipal de ensino foi apresentado na manhã desta quarta-feira (9), na Secretaria Municipal de Educação (Smed). No encontro, representantes do instituto Quálitas – empresa focada em tecnologia educacional, mostraram à prefeita Sheila Lemos, ao secretário Edgard Larry e aos técnicos da Smed o funcionamento do projeto que prevê a implementação de “salas de aula inteligentes”.

A aplicação dessas tecnologias no ensino público municipal será analisada de acordo com a viabilidade econômica e pedagógica do município. Segundo a prefeita Sheila Lemos, com responsabilidade e mediante uma criteriosa análise técnica, o Governo Municipal tem conseguido implementar medidas inovadoras para a gestão. “A gente deseja que Vitória da Conquista participe desse movimento das cidades inteligentes, e não é possível fazer isso sem iniciar pela educação”, afirmou a prefeita.

O instituto destaca que há viabilidade em aplicar o projeto em Vitória da Conquista, devido à estrutura que o município possui e pelo histórico de colaboração com escolas da cidade que participam de competições de robótica. Carlos Chagas, pedagogo e especialista em robótica educacional do Instituto Quálitas, salientou a necessidade de desmistificar a questão de que a tecnologia é para uso de poucos. “A tecnologia é para todo mundo. Aliás, não existe labor, não existe trabalho sem tecnologia. Atuamos em diversas unidades escolares, tanto públicas quanto privadas, trabalhando todas as tecnologias emergentes de uma forma interessante”, declarou Carlos.

O secretário Edgard Larry destacou que a Smed vê no projeto uma oportunidade de aprimorar o ensino, e já discute, entre seus coordenadores, o uso de inteligência artificial e outras tecnologias para alunos e professores. “A preocupação do governo municipal é a de estar cuidadosamente trabalhando os processos para que as tecnologias façam parte desse desenvolvimento”, salientou Larry.

Em uma próxima etapa, a prefeita, o secretário e a equipe técnica da Smed farão visitas às escolas públicas e particulares que aderiram aos projetos de robótica e às salas inteligentes para atestar seu funcionamento e viabilidade técnica.
	
			




