Alunos e instrutores do Projeto Educarte, estudantes de escolas municipais e do Programa AABB Comunidade, além de enxadristas de outros grupos de Vitória da Conquista, participaram, neste sábado (11), do I Torneio Aberto de Xadrez do Projeto Educarte. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no Centro de Formação Lions.

“Essa foi mais uma forma de movimentar o sábado, promover integração, além de oportunidades de lazer e crescimento para os competidores inseridos na ação”, ressaltou a coordenadora do Projeto Educarte, Fabrine Soares.

A atividade, que premiou os primeiros colocados com troféus e medalhas, contou com o apoio do Clube Conquistense de Xadrez. “Além de promover a participação dos alunos e proporcionar novas experiências, o Torneio de Xadrez permite que as crianças aprimorem seus jogos no ambiente competitivo e fora da sala de aula”, destacou a formadora de xadrez do Educarte, Liliane Santana, campeã em sua categoria.

Para o enxadrista Flávio Gomes, que ainda criança viu na prática do xadrez uma forma de corrigir o Déficit de Atenção, o torneio foi mais uma forma de desafiar a si mesmo.

E Júlio César, 10 anos, aluno da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo e da oficina de xadrez do Centro Cultural Glauber Rocha, completou: “Participar do torneio foi bem satisfatório. Agradeço à minha mãe e ao meu professor pelo incentivo.”