Projeto de Educação Alimentar atende mais de 27 mil alunos da rede municipal de Vitória da Conquista
Educação
Postado em 26 de abril de 2024 as 12:11:34
Lançado em julho de 2022, o Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, já alcança 27.483 alunos da rede municipal, em 106 creches e escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A previsão é atender, até 2025, o Ensino Fundamental II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), completando toda a rede, composta por cerca de 45 mil alunos.
O coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explica que o Educan tem uma regulamentação criada em 2018, orientando os municípios a inserirem a alimentação educacional nutricional nas escolas. Ele explica que toda semana uma temática diferente é abordada pela coordenação e executada pela equipe pedagógica das escolas (professores e pedagogos). Ele destacou que além das capacitações realizadas com gestores, coordenadores, pedagogos, professores e merendeiras, o projeto Educan constantemente se reúne com pais e responsáveis pelos alunos nas escolas, explicando sobre a alimentação saudável e ensinando receitas, aproveitando melhor os alimentos e seus nutrientes.
Consolidado na rede municipal, o Projeto Educan já obteve reconhecimento externo. Em novembro de 2022, foi selecionado na 23ª posição em nível Brasil, entre as experiências avaliadas no Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (Lis-EAN), organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DeprosS/MS) e do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan/UnB). De acordo com Rodrigo, não foi premiação em dinheiro, mas o reconhecimento de uma experiência de sucesso. “Nossa pontuação foi 139,5. Não tem premiação financeira, é um certificado em nível federal que demonstra o acerto do projeto em favor da qualidade da alimentação escolar nas nossas escolas”, afirmou.
- Secretário Edgard Larry e o coordenador Rodrigo Gigante
- Equipe da Coordenação de Alimentação Escolar
Em janeiro de 2024, o Projeto Educan foi contemplado com a declaração de que irá compor o livro digital proveniente da “Mostra de Experiências: Ações Promotoras da Alimentação Adequada e Saudável no Ambiente Escolar”, promovido pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Sergipe (UFS) e Santa Maria (UFSM), em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Foram escolhidas 25 experiências de todo o país, cinco por cada macrorregião e o Projeto Educan de Vitória da Conquista está entre as cinco do Nordeste.
Segundo o coordenador, é mais um reconhecimento que mostra como o projeto está sendo bem executado nas escolas. “Fizemos a inscrição para que as pessoas conheçam o que está sendo desenvolvido em nosso município. Os organizadores nos retornaram informando que o Projeto Educan fará parte do livro. É importante para o projeto, pelo trabalho que está sendo realizado no município”, disse Rodrigo.
O secretário Edgard Larry destacou o empenho da Coordenação de Alimentação Escolar no Projeto Educan. “Um trabalho de excelência da equipe, apresentando e ensinando sobre uma reeducação alimentar mais nutritiva, muito saborosa, também econômica, e que traz uma qualidade de vida melhor para todos os envolvidos, ou seja, servidores escolares, alunos e pais de alunos”.