Na tarde desta quarta-feira (22), a sala de Educação Ambiental da Praça da Juventude sediou um curso sobre o manejo e poda correta de árvores, com foco no projeto Conquista Mais Verde. A ação faz parte das atividades de Vitória da Conquista selecionadas para a 7ª edição do Circuito Urbano, realizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Participaram do curso servidores municipais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), além de inscritos da comunidade no geral.

Ao longo da atividade, os participantes assistiram a apresentações sobre os benefícios da arborização urbana para as cidades, como o aumento da qualidade de vida da população, a melhora da saúde física e mental, manutenção da biodiversidade, além de auxiliar no enfrentamento às mudanças climáticas. Dentro do plano de arborização, é necessário um planejamento que leve em conta o plantio de espécies adequadas para cada ambiente, além do cuidado e manejo correto de cada espécime, o que envolve diferentes técnicas de poda.    

Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos destacou a importância da qualificação sobre a poda de árvores para a manutenção da arborização no município, que traz benefícios para a população e para a biodiversidade. “Estamos fazendo uma aula mais prática, com a equipe de podas que trabalha no município, assim como as pessoas que se interessam por arborização, para saber como são as podas, como devem ser realizadas, as podas corretas e também como deve ser feita a arborização municipal, o plantio de mudas e toda essa gama de atividades que a gente faz em busca de uma cidade mais saudável”.

Ana Cláudia salientou os trabalhos do Governo Municipal para o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a exemplo da Construção do Plano Municipal de Arborização Urbana e a atualização do Código Municipal de Meio Ambiente, além da produção, doação e plantio de mudas por meio do Conquista Mais Verde.

Agrônomo da Semma, Mestre em Agricultura Urbana e Especialista em Meio Ambiente e Arborização Urbana, Lázaro Oliveira abordou a importância dos procedimentos corretos de poda de árvores, para garantir que a readequação ao mobiliário urbano não prejudique o desenvolvimento das espécies e dos outros seres que delas dependem. O palestrante também explicou a importância do conhecimento das legislações ambientais vigentes, assim como as técnicas de poda corretas para cada espécie e tipo de intervenção. 

“O trabalho de poda em árvores requer conhecimento técnico da equipe. Os servidores que trabalham com poda já têm o conhecimento, mas nós buscamos atualizar, trazer as técnicas que devem ser adotadas no manejo de árvores urbanas. Essas ações garantem que a cidade siga arborizada de uma forma harmoniosa. A qualidade da arborização não é só a quantidade de árvores, mas também de que forma as árvores estão estabelecidas. Isso desempenha um papel na melhoria da qualidade de vida da população”.

Um dos participantes do curso foi Joseval Santos, membro da Brigada de Incêndios da Semma e que também atua na área de jardinagem. O servidor ressaltou a importância de ações que mantenham os servidores capacitados para atuar no cuidado do meio ambiente da cidade.  “Já tem um tempo que trabalho na Semma e é muito gratificante fazer parte dessas ações, porque a gente vê que a cidade fica mais bela com ambientes verdes. Quanto mais a gente plantar, mais a gente contribui com a natureza e também com o ser humano que necessita de arborização para poder fluir melhor a sua vida. E saber fazer a poda correta faz parte disso”.

Circuito Urbano 2025

Realizada no mês de outubro, a iniciativa tem o objetivo de promover o debate e a discussão sobre o desenvolvimento urbano sustentável, reunindo diferentes atores sociais e instituições para refletir sobre como tornar as cidades mais justas, inclusivas e resilientes.

A 7ª edição do evento está centrada no tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, dividido em quatro linhas temáticas: ação climática e meio ambiente urbano, moradia adequada no centro do planejamento urbano, redução das desigualdades urbanas e dados, inovação e cidades inteligentes.

No início do mês, o Conquista Mais Verde foi tema de um outro curso, também dentro da 7° edição do Circuito Urbano, que apresentou e discutiu os objetivos do projeto com professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).