Meio Ambiente
Postado em 9 de outubro de 2025 as 09:00:20
Para promover debates e discussões sobre o desenvolvimento urbano sustentável, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realiza, neste mês de outubro, a 7ª edição do Circuito Urbano da ONU-Habitat. A iniciativa reúne especialistas e instituições com o objetivo de refletir sobre como tornar as cidades mais justas, inclusivas e resilientes.
Vitória da Conquista foi um dos municípios selecionados para participar do circuito, ministrando dois cursos. O primeiro deles, o “Conquista mais verde: cidades sustentáveis se constroem com árvores”, foi realizado na modalidade virtual na tarde dessa quarta-feira (8). Na oportunidade, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, falou sobre a iniciativa que tem como objetivo arborizar a cidade de forma sustentável e resiliente.
Segundo Ana Cláudia, o programa prevê, até 2029, a arborização de todas as áreas da cidade de modo planejado e com espécies adequadas, proteção de novas árvores e criação de ilhas e corredores verdes. Ainda, segundo a secretária, já estão sendo feitas doações de mudas para a comunidade, observando as espécies e locais de plantio e também com oferta de suporte técnico.
Também participaram do curso os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Carlos Alberto da Silva Filho e Aline Cavalari, que discorreram sobre as contribuições das árvores para melhorias na drenagem urbana e o plantio de mudas de qualidade.
No próximo dia 22, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza o segundo curso selecionado para o circuito. Este acontecerá na modalidade presencial, na Praça da Juventude, em Vitória da Conquista.