Cultura
Postado em 22 de novembro de 2019 as 08:43:51
A valorização da cultura e o reconhecimento à produção audiovisual foram uma marca do Governo Municipal neste ano. Após os sucessos da mostra e do primeiro concurso municipal de curtas metragens: “Glauber Rocha – ressuscita o povo brasileiro”, que retrataram a vida e obra do cineasta conquistense, discussões e debates sobre o universo cinematográfico se estenderam ao longo de 2019 com o Projeto: “Cine centro”.
Desde o mês de maio, a Casa Memorial Régis Pacheco, localizada na Praça Tancredo Neves, vem sendo utilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer para a exibição dos filmes da mostra Cine Centro, que acontece de forma gratuita, todas às quartas-feiras, às 18:30h. “A cada mês, um diretor é homenageado com a exibição de quatro de seus longas metragens. A localização da Casa Régis, por ser em um lugar central e histórico da cidade, é também um atrativo para que todos venham frequentar”, é o que conta o gerente de projetos da Secretaria e curador da mostra, George Neri.
George ainda destaca que o grande objetivo da mostra Cine Centro é o de provocar a interação e a participação crítica da plateia com os filmes. “Os longas são cuidadosamente selecionados para suscitar discussões espontâneas sobre fatos representados nos filmes. Essa mostra não foi pensada exclusivamente para os especialistas na área, mas sim para que a população conquistense venha falar e discutir o cinema”, afirma.
Beto Brant é o diretor homenageado no mês de Novembro – Jean Luc Godard, Catherine Breillat, Werner Herzog, Eduardo Coutinho, Stanley Kubrick e Geraldo Sarno foram os cineastas já homenageados pelo Cine Centro, que traz neste mês o diretor Beto Brant.
Historiador e um dos organizadores da mostra, Afonso Silvestre, relata que a conexão com a realidade atual foi determinante para a escolha de Brant. “É um diretor jovem, que possui uma característica própria. Ele demonstra em seus dramas uma mentalidade “sórdida” presente na sociedade brasileira, utilizando uma linguagem técnica próxima a dos filmes de suspense americanos”, explica Afonso.
Cine Centro Mostra Diretores – Novembro – Beto Brant
Programação:
Dia 13/11
“O invasor” – 2002- drama- 1h37min
Dia 20/11
“Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” – 2011- drama – 1h 44 min
Dia 27/11
“Crime delicado” – 2005- drama – 1h 27 min
Dia 04/12
“Cão sem dono” – 2006 – drama – 1h 22 min