Equipe do IFBA e de auditores do trabalho conversaram com jovens que fazem parte do Cidadão Aprendiz

Na última semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu a vista da equipe da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-Ba) e da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O motivo da visita foi à avaliação do projeto Cidadão Aprendiz, que em julho completou um ano.

No turno da manhã, os representantes de cada órgão, acompanhados pela coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Camilla Fischer, tiveram um momento de conversa com os jovens que fazem parte do projeto, onde todos tiveram a oportunidade de expressar suas impressões sobre o projeto.

No turno da tarde, foi realizada uma reunião ampliada com a presença do secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico Cláudio Cardoso, do Secretario de Comunicação Mateus Novaes, da vice-prefeita e secretaria de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, e representantes das secretarias de Educação e Saúde que tratou sobre o andamento do projeto e também sobre uma proposta de continuidade do Cidadão Aprendiz juntamente com a Prefeitura.

Gestores da Prefeitura, IFBA e auditores conversaram sobre novas propostas

Irma Lemos lembrou a todos a importância da Prefeitura esta realizando junto com os demais órgãos este projeto, “para nós é uma alegria imensa poder ter estes jovens trabalhando na Prefeitura. Poder contribuir com a sua formação profissional nos motivas a buscar mais parcerias para desenvolver outros projetos que possam possibilitar a entrada dos jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho”, ressaltou Irma.

A auditora-fiscal do Trabalho do SRT-Ba Marli Costa Pereira fez uma avaliação do andamento do projeto em Conquista, “estamos muito satisfeitos com a realização deste projeto aqui em Vitória da Conquista. Estivemos hoje com os jovens e não tivemos nenhuma reclamação, apenas sugestões, também conversamos com os monitores que também estão gostando do projeto” e também comentou sobre a continuidade do mesmo, já que resta apenas um ano para seu encerramento, “nós aqui junto com o IFBA temos uma nova proposta de trabalho para continuarmos com este programa de aprendizagem profissional junto com a Prefeitura. A ideia é que se desenvolva um empreendedorismo profissional e social. A ideia é fazer junto”, informou Marli.

Marco Antônio e Marli apresentaram novas propostas para continuidade do projeto

Na oportunidade, o pró-reitor de Extensão do IFBA, Marco Antônio Goes, apresentou o “Projeto Integra” que tem por objetivo apoiar os municípios na contratação de jovens através da Aprendizagem Profissional. “Nós já desenvolvemos este projeto em alguns municípios baianos com muito sucesso, principalmente para turmas de educação de jovens e adultos”, ressaltou Antônio.

Cidadão Aprendiz – é um projeto de aprendizagem profissional implantado no município dentro da modalidade de cotas sociais, com qualificação teórica e prática, realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Instituto Federal da Bahia (Ifba), Ministério Público do Trabalho, SRT-Ba, o Ministério Público Estadual e a empresa EPCL Empreendimentos. A Prefeitura é responsável pela qualificação prática dos jovens, o Ifba o responsável pela sua formação teórica, que se dará na área administrativa e de apoio a usuários de informática. Cada um dos jovens recebe meio salário mínimo pago pela empresa E.P.C.L Empreendimentos. Além disso, os jovens contam com o apoio da Rede de Atenção ofertado por uma equipe técnica composta por psicólogo, pedagogo e assistente social durante todo período de contrato.