Desenvolvimento Econômico
Postado em 22 de novembro de 2018 as 06:30:27
O Programa Cidade Empreendedora concluiu uma importante etapa em Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (21), consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram na Prefeitura Municipal para apresentar os resultados do projeto. O prefeito Herzem Gusmão e membros do secretariado participaram do encontro.
Os relatórios apresentados têm como base o trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor do Programa por cerca de três meses. A ideia era traçar um diagnóstico apontando as principais necessidades do município para gerar um ambiente de negócios mais atrativo, pensando em políticas públicas que venham a impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Dentre os resultados, o Sebrae destacou o avanço na desburocratização no quesito de alvarás. Os de baixa complexidade, por exemplo, que levavam até 30 dias para serem emitidos, estão ficando prontos em até 48 horas. O trabalho também passou por uma nova formatação nas compras públicas, simplificação do processo de registro de empresas e aproximação com o agricultor familiar, que passou a ter orientação para participar das chamadas públicas.
“Muito embora estejamos ainda numa fase intermediária do Programa, já conseguimos uma melhoria significativa na qualidade do atendimento, dando muito mais celeridade nos processos de concessão de alvarás e licenças e criando melhores condições para facilitar o acesso dos pequenos negócios, as compras governamentais, treinando a equipe de compras da prefeitura e fazendo planejamento para o setor”, ressalta o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso.
“A ideia é que agora a Prefeitura se aproprie do resultado desse trabalho. A prefeitura vai receber os relatórios de cada uma das consultorias que foram realizadas, e agora é preciso que os planos sejam executados”, afirma a gerente regional do Sebrae, Josinete Oliveira.
Além disso, ela chama atenção para o objetivo do Programa: “que o empresário perceba Vitória da Conquista como uma cidade empreendedora; uma cidade que tenha um olhar diferenciado para os seus empresários e para os empreendedores que acreditam na cidade e aqui empreendem, que geram ocupação, geram renda e geram o desenvolvimento da cidade”.