Notícias
Postado em 19 de setembro de 2023 as 13:25:00

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), os profissionais da enfermagem que atuam nas unidades de saúde da Atenção Básica estão participando do Fórum de Atenção Primária à Saúde – um evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – que tem por objetivo fazer a capacitação permanente desses profissionais em diversos municípios baianos.
De acordo com a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, a enfermagem é fundamental na Atenção Primária à Saúde (APS) e, hoje, representa 18,1% da categoria que atua nesse setor. “Por isso, estamos empenhados em realizar ações como essa que visam aprimorar as práticas desses profissionais, ter uma melhor amplitude em relação ao desenvolvimento de atividades dessa área, buscando também a prevenção e o cuidado da APS para o paciente”, ressaltou Giszele.

Giszele Paixão
A programação do Fórum conta com palestras e mesas redondas, que são espaços de discussão para temas de interesse para os profissionais, envolvendo os aspectos éticos e legais do exercício da profissão, os avanços e desafios da Política Nacional da Atenção Básica, processos de trabalho da enfermagem na Atenção Primária à Saúde, dentre outros.
Na mesa de abertura, a subsecretária municipal de Saúde e enfermeira, Kalilly Lemos, destacou a importância da atuação dos profissionais na APS e o empenho do município em fazer o fortalecimento desse serviço, que é a base da saúde da população. “Para que as pessoas não precisem de atendimento intermediário de alta complexidade, a APS é fundamental e por isso buscamos a valorização dessa área. Temos feito isso aqui no município, nos esbarramos em diversas dificuldades, mas não vamos parar. Temos muito a caminhar e esse caminho não seria possível se não fosse os profissionais”, complementou a subsecretária.

A enfermeira da equipe de Saúde da Família do Jardim Valéria, Poliana Amaral, foi convidada a participar de uma mesa redonda representando a categoria na rede municipal de Atenção Básica. “Fiquei muito feliz com o convite e é muito importante ter alguém da ponta da assistência, fazendo parte desse espaço, porque é a gente que está lá, que faz acontecer a saúde. Então precisamos discutir, colocar nossas opiniões e demandas neste momento”, pontuou Poliana.

Poliana Amaral
Os dois dias de Fórum terão a mesma programação, pois a participação dos profissionais foi dividida em dois grupos, de forma que não interrompesse o funcionamento do serviço nas unidades.





