A Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da Coordenação do Núcleo Pedagógico, promoveu uma formação para professores de História e Geografia do Ensino Fundamental 2. O evento ocorreu no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna, como parte da capacitação contínua de profissionais realizada pela pasta e contou com a parceria de grupos de pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Segundo a articuladora dos Anos Finais, Solange Pires, o objetivo do curso é atualizar os professores da Rede Municipal. “A universidade está sempre com pesquisas atualizadas. Por essa razão, fizemos essa parceria com os grupos de pesquisa de História e Geografia. Estamos buscando outras áreas, também, com a intenção de trazer esse conhecimento atualizado aos professores e, em contrapartida, fazer esse conhecimento chegar em sala de aula para os nossos alunos”, disse Solange.

A formação com os docentes de História resultou de uma parceria com o Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lapec) da Uesb. “Hoje, nós estamos trabalhando com relações étnico-raciais, pensando que é uma discussão extremamente importante para ser trabalhada com os alunos. Os professores que estão ministrando a oficina, inclusive, são da rede: Sueli Melo, Osmundo Neto e Juliana Souza. Isso comprova esse retorno do próprio corpo docente da rede pública para seus colegas”, afirmou a professora Edinalva Padre, responsável pela formação.

O Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (Grupeg), sob o comando da professora Andrecksa Viana, foi responsável pela atividade com os docentes dessa disciplina. Andrecksa explicou que, durante a Pandemia da Covid-19, foi criado o projeto “Diálogo com o Autor”. “Em vez de apenas ler e discutir o texto, resolvemos trazer os autores que são lidos nas graduações de Geografia para participar. Na formação desta semana, veio o professor Nestor Kaercher, que abordou o tema ‘Como permanecer na docência’”, contou Andrecksa.