“Espero que vocês saiam daqui, hoje, como agentes multiplicadores” – Luana Andrade, procuradora-geral do Município

O Código de Defesa do Consumidor está completando 24 anos. Para garantir que as atualizações dessa lei sejam aplicadas com excelência à população de Vitória da Conquista, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), vinculado à Prefeitura Municipal, está realizando uma capacitação para todos os seus funcionários. A ação acontece nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de setembro, respectivamente.

Na abertura do evento, o pronunciamento da procuradora-geral do Município, Luana Andrade, destacou que essa é uma ação fruto do esforço constante da Procuradoria Geral e do Procon em aperfeiçoar o serviço oferecido à população. Ela também registrou a responsabilidade dos servidores em atuar na intermediação entre a lei e o consumidor: “Espero que vocês saiam daqui, hoje, como agentes multiplicadores desse conhecimento”.

Carlos Públio

A qualificação será realizada até essa sexta-feira, 12

O coordenador do Procon, Carlos Públio, destacou que esse é um momento para a reciclagem de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e até mesmo de estreitamento da relação entre o Procon de Salvador e o órgão local. Para ele, é importante envolver cada funcionário em atividades como essa, para que eles atuem em suas áreas específicas, porém com a compreensão de toda a dimensão da legislatura. “É uma lei complexa, que requer a todo o tempo estudos sobre ela. Vamos buscar o aperfeiçoamento no dia a dia para oferecer um serviço de qualidade ao consumidor”, assegurou Públio.

Alexandre Márcio Santos

Reviver os conhecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor e a legislação em seu entorno é a missão do advogado de Alexandre Márcio Santos, do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, vinculado ao Procon de Salvador, que esteve conduzindo a qualificação. Ele reforçou que a população é a grande beneficiada com essa iniciativa: “Com a capacitação, o servidor consegue oferecer um serviço melhor para o consumidor. Assim, ele ganha com a qualidade do serviço que está sendo prestado. Além disso, se a gente consegue fiscalizar o fornecedor que está prestando um mau serviço, ele certamente irá prestar um serviço melhor, tendo em vista todo o conhecimento que será passado pra ele e as sanções que são impostas com a fiscalização. O consumidor só tem a ganhar”.

A relevância dessa ação é reconhecida pelos funcionários do Procon. Ao fim da qualificação, 24 servidores de todos os setores do órgão devem ter participado da ação.