Defesa Civil
Postado em 5 de março de 2024 as 15:05:46
Representantes da Defesa Civil de 15 municípios da região estiveram reunidos nesta terça-feira (5), no auditório do Planetário Municipal Everardo Públio de Castro, na Prefeitura Zona Oeste (PZO), para discutir o funcionamento da Operação Carro-Pipa. O encontro, que teve Vitória da Conquista como anfitriã, contou com a presença da coordenadora da Operação Pipa em âmbito nacional, Gisele Paes, e representantes da Superintendência Estadual da Defesa Civil e do Exército Brasileiro.

Durante o evento, os representantes debateram a importância da descentralização da Defesa Civil, com foco na segurança hídrica dos municípios. Eles ressaltaram a necessidade de ampliar o debate para além da Operação Pipa e envolver mais a população, a fim de garantir uma resposta efetiva à insegurança pública e atender às necessidades da comunidade.

A coordenadora da Operação Pipa, Gisele Paes, destacou que a supervisão da Operação Carro-Pipa envolve visitas aos beneficiários, mananciais e carros-pipa, além de fiscalização administrativa. Ela ressaltou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal na operação e enfatizou as responsabilidades dos municípios, como indicar os mananciais, acompanhar a qualidade da água e das cisternas.

A coordenadora da Defesa Civil Municipal, Rosângela Freitas, enfatizou a importância do evento, que reuniu prefeitos e representantes da Defesa Civil de diversos municípios, para discutir a segurança hídrica, especialmente a Operação Carro-Pipa. Ela ressaltou que essa questão vai além da operação em si, sendo uma política pública que deveria envolver mais a população. Rosângela ressaltou a importância de levar as discussões e as preocupações dos coordenadores de Defesa Civil para garantir um atendimento adequado à população diante da insegurança hídrica.

Além de Vitória da Conquista, participaram do encontro representantes dos municípios de Maracás, Mirante, Presidente Jânio Quadros, Piripá, Brumado, Anagé, Irajuba, entre outros. Os representantes do Exército abordaram os trâmites para inclusão das cidades na operação, que tem como objetivo fornecer água potável às localidades que necessitam. Foram discutidos os procedimentos, rotinas, documentos e prazos aos quais as coordenadorias devem estar atentas para a execução adequada da Operação Carro-Pipa.








