Notícias
Postado em 25 de setembro de 2014 as 14:45:58
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês as atividades do Núcleo de Promoção da Saúde (Nups). Sob a responsabilidade da Vigilância Nutricional, as ações contemplarão os usuários da Policlínica de Atenção Básica do Panorama e do Centro de Saúde Dr. João Melo Filho, localizado no bairro Ibirapuera. A iniciativa tem como objetivo promover mudanças no estilo de vida dos indivíduos portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, e que pertencem a área de abrangência das unidades de saúde beneficiadas com a ação.
“Estas doenças podem causar sérias sequelas ao indivíduo, como acidente vascular cerebral (AVC), amputação de membros ou a morte precoce. Por isso, a necessidade de realizar atividades educativas e de prevenção, com atividades físicas e avaliação nutricional”, explicou a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge. Durante a iniciativa, os usuários serão acompanhados por uma nutricionista e um educador físico que promoverão atividades de prevenção e promoção à saúde dos participantes.
“Serão disponibilizadas 50 vagas e, nesta etapa de triagem, nós observaremos aqueles usuários que estão dentro do perfil e que possuem disponibilidade para as atividades que serão promovidas”, explicou a nutricionista Renata Lacerda. Até essa sexta-feira, 26, a equipe formada por dois nutricionistas, um educador físico e cinco estagiários realizarão a etapa de triagem nas duas unidades em parceria com os agentes comunitários de saúde.
E a expectativa entre os usuários é grande. No Centro de Saúde Dr. João Melo Filho, a senhoraÂngela Dias da Lima, 44 anos, que sofre de obesidade e hipertensão, espera perder peso durante o projeto e resgatar sua qualidade de vida. “A agente me avisou que teria essa atividade, como tenho vontade de emagrecer, resolvi me inscrever”, comentou Ângela.