A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e em parceria com o Sicoob Crediconquista, realizou a entrega do certificado aos mais de 50 participantes que concluíram o Curso de Educação Financeira Pessoal. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (05), no Planetário Everardo Públio de Castro, no Centro Cultural Glauber Rocha.

O curso teve o objetivo de prestar apoio e oferecer informações sobre como melhorar a gestão financeira pessoal. A iniciativa foi pensada para atender às crescentes demandas de pessoas que chegam à Smde em busca de apoio psicológico por conta de endividamentos com cartão de crédito, empréstimos e jogos de azar.

As atividades se dividiram em quatro módulos, realizados em quatro encontros ao longo de duas semanas. Foram mais de 80 inscritos, com 53 concluindo o curso. Devido à alta procura, os participantes foram divididos em duas turmas, nos períodos matutino e noturno, e novas edições do curso já estão sendo planejadas.

O dispositivo de honra foi composto pelo secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, representando a prefeita Sheila Lemos, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, pela psicóloga organizacional e do trabalho da SMDE, Jamília Brito, pelo diretor operacional do Sicoob Crediconquista, Janio Oliveira, e pela diretora de Relacionamentos do Sicoob Crediconquista, Gabriela Nascimento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou a diversidade do perfil do público do participante, abrangendo diferentes idades e profissões. Para ele, é importante que o Governo Municipal trabalhe não apenas com a ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população, mas também capacite as pessoas para lidarem com suas finanças de forma segura e saudável. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem essa atuação prática, de ensinar as pessoas a abrir empresas, fechar, mudar de ramo, etc. Esse curso é singular porque envolve pessoas de diversas matizes, extremamente misto de idade, de pessoas, sexos, porque é difícil você lidar com sua própria renda, quando ela aumenta ou diminui. Contamos com técnicos especializados que trouxeram orientações de uma forma gratuita, e com muito sucesso. Em poucos dias nós inscrevemos quase cem pessoas e hoje estamos certificando mais de cinquenta que finalizaram o curso. Não tenho dúvida de que as próximas turmas serão tão grandiosas como essa primeira”.

A psicóloga organizacional e do trabalho da SMDE, Jamília Brito, ressaltou a grande procura da população pelo curso, evidenciando como a educação financeira tem ganhado mais importância no dia a dia das famílias brasileiras. “A SMDE, visando a apoiar trabalhadores da indústria e comércio, pessoas adultas em idade de trabalho, ofereceu esse curso de Educação Financeira Pessoal. Fomos surpreendidos pela grande procura. Tivemos 86 inscritos, 60 matriculados e 53 participantes ao longo de 4 módulos que aconteceram pela manhã e no turno da noite. Sabemos da importância desse curso de educação financeira e estamos com uma proposta de oferecer novamente, no mês de março, uma nova turma pra apoiar a população que está endividada, precisando de orientações pra aumentar a qualidade de vida e conseguir seguir os seus projetos”.

A diretora de Relacionamentos do Sicoob Crediconquista, Gabriela Nascimento, afirmou que a instituição tem o compromisso com o cooperativismo e a boa gestão financeira dos cidadãos. “Pra gente é de extrema importância estar apoiando esses projetos, já que atuamos com educação financeira, cooperativista e empreendedora. O Instituto Sicoob é a nossa agência de investimento social estratégico, que apoia a comunidade nesses projetos. Então é extremamente relevante que a gente esteja junto ao poder público apoiando o desenvolvimento das pessoas, com educação financeira para que elas tenham um planejamento mais ajustado e adequado às suas finanças pessoais”.

Uma das participantes que receberam o certificado, a aposentada Maria das Graças Pereira conta que enfrentava problemas de endividamento que afetavam sua qualidade de vida, mas que graças ao curso tem conseguido organizar as contas e viver de forma mais tranquila. “Esse curso pra mim foi excelente. Cheguei num momento em que estava numa situação dificílima. Eu ganho o suficiente pra viver bem, mas me endividei toda com empréstimos. E depois eu olho, onde está o meu dinheiro? Chega o final do mês, pago algumas contas que eu tenho, meus compromissos, mas não sobra nada. E isso há décadas. Eu vi a reportagem do curso, e com incentivo da família me inscrevi. Eu vinha resistindo a procurar um psicólogo, uma ajuda. E o primeiro dia do curso pra mim foi brilhante, porque eu descobri onde está o meu erro e eu vou resolver. Veio a mim no momento certo. Se houver novamente eu vou participar e já divulguei para amigas minhas que estão na mesma situação”.

Já a costureira Letícia Nascimento acredita que a experiência no curso vai ajudá-la na vida pessoal e profissional. “Foi muito interessante, agregou muito na minha vida pessoal. Eu já apliquei esse conhecimento e vi que foi muito além da vida financeira. Sempre estou de olho no site da Prefeitura, pretendo fazer outros cursos. Recomendo a todos para sempre procurar. Você conhece novas pessoas, faz novas amizades, novos conhecimentos”.