Notícias
Postado em 4 de agosto de 2014 as 17:15:50
Entre os dias 28 julho e 1º de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação em Sala de Vacina para equipes de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do município. O curso, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem, teve por objetivos atualizar e treinar os novos profissionais que foram convocados no último concurso.
“Após a conclusão do curso, esperamos que todos os profissionais se sintam ainda mais seguros para atuação nas salas de vacinas das unidades, oferecendo a comunidade um serviço de qualidade”, salientou a coordenadora de Imunização, Elba Crisnia. A Rede de Atenção Básica é formada por 42 Equipes de Saúde da Família (ESF) e oito Unidades Básicas de Saúde, que atendem as zonas urbana e rural.
Com 29 profissionais, o primeiro dos três grupos recebeu as orientações da equipe da Coordenação de Imunização que apresentou o calendário de vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. O calendário é composto de 14 tipos de vacina, incluindo a vacina contra a Hepatite A e a de prevenção contra a gripe que é oferecida em forma de campanha. A vacinação em massa da população é uma das principais ferramentas para prevenção de doenças na população.
Durante a prática, que aconteceu em salas de vacina de sete unidades de saúde, os participantes da capacitação tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas. Para a técnica de enfermagem Valéria Martins, que atuará na Rede de Frio (local de armazenamento e distribuição de vacinas) esta foi uma oportunidade de atualização sobre os novos protocolos do Programa Nacional de Imunização. “Para mim, que estou na distribuição, é muito importante saber como funciona a rotina da sala de vacina e as novidades sobre as vacinas que estão sendo introduzidas no calendário”, avaliou.
Para Laisa Andrade, enfermeira do Centro de Saúde Régis Pacheco, a capacitação também foi uma oportunidade para se atualizar, já que as vacinas e as normas técnicas estão em constante mudança. “Este momento nos incentiva a estar sempre pesquisando, buscando novas informações sobre as vacinas que aplicamos, para que possamos fortalecer junto à comunidade a prevenção por meio da imunização”, comentou Laisa.
Os novos grupos de capacitação acontecerão neste mês e em setembro.