As educadoras ambientais palestram sobre a importância das árvoes na preservação do meio ambiente

Nesta quinta-feira (21), o Cras Vila América realizou uma palestra e uma visita ao Poço Escuro, com os usuários do serviço, em comemoração ao Dia da Árvore. A primeira envolveu crianças, adolescentes e adultos, além dos servidores da unidade, que foram conscientizados sobre a importância da preservação do meio ambiente. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Cras. Na ocasião,todos os presentes também receberam mudas de diferentes espécies de plantas produzidas no Horto Florestal.

Para a secretária Municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o Dia da Árvore é um momento de mobilizar a comunidade e conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. “O Dia da Árvore é uma data importante para alertar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida como um todo. A ação no Vila América foi uma forma de conscientizar as pessoas a cuidarem e plantarem árvores em seus bairros”, afirmou Ana.

Mudas de árvores que foram doadas a comunidade

O marceneiro Dorival Batista foi ao Cras nesta manhã para atendimento e aproveitou a oportunidade para assistir a palestra e aprender um pouco mais sobre como cuidar do meio ambiente. “Acho muito bom ensinarmos esse cuidado com a natureza para as nossas crianças e para nós adultos também”. Já a servidora do Cras, Josy Vasconcelos, que também participou da palestra, relatou que momentos como esse são importantes, pois provocam reflexões sobre os momentos de crise climática que enfrentamos. “Essa é uma iniciativa muito boa, pois estamos vendo cada dia ficar mais quente e isso também é consequência da falta de árvores. Precisamos pensar em cada árvore como uma respiração”, completou Josy.

Visita ao Poço Escuro

No período da tarde, a equipe do Cras proporcionou às crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo uma visita guiada à Reserva Florestal do Poço Escuro. Durante o passeio, os jovens aprenderam sobre a importância das árvores e da preservação da natureza.

A gerente do Cras, Kelly Newton, ressaltou como a palestra, a distribuição de mudas e a visita ao poço escuro são iniciativas importantes para mobilizar a comunidade em prol das pautas ambientais. “Extremamente necessário, tanto para nós como para os usuários do serviço termos consciência de todas as datas que são marcantes, inclusive hoje, o Dia da Árvore”.

A visita foi guiada pelo agente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Airton Lopes. Durante o passeio, ele falou um pouco sobre a história de Vitória Conquista e sobre a vegetação encontrada na reserva florestal. “O poço escuro é um grande oásis dentro de uma cidade tão grande quanto Vitória da Conquista. É difícil imaginar uma cidade grande com um espaço tão amplo e bonito de preservação ambiental”, afirmou o guia.

A maioria das crianças relatou que não conheciam o Poço Escuro e ficaram felizes pela equipe do Cras proporcionar o passeio. O adolescente Miqueias Costa disse que a reserva florestal e a conversa com o guia o fez pensar sobre a nossa relação com a natureza e com as árvores. “As árvores são muito importantes para a nossa respiração e também para a vida dos animais que vivem na mata”.