A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, que pode ser prevenida com o uso da camisinha e que possui 100% de cura quando tratada, a exceção da sífilis congênita que deixa sequelas nas crianças que nascem com a doença. Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença é feito em todas as unidades de saúde do município e noCentro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav).

Para alertar os cidadãos sobre a doença, a Prefeitura Municipal, por meio do Caav, realiza nesse sábado, 18, coleta de sangue para detecção da sífilis e do vírus da aids e distribuição de camisinhas na Feirinha do bairro Brasil, localizada na Avenida Brumado, das 8h às 13h. A equipe do Caav também esclarecerá as dúvidas dos cidadãos que participarem da atividade.

No ano de 2013, foram registrados, em Vitória da Conquista, 108 casos de sífilis em adultos e 32 casos de sífilis congênita.

Sinais e Sintomas – Os primeiros sintomas da sífilis são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz, mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte. (Com informações do Ministério da Saúde)