Entre os temas abordados no workshop está a terapia da constelação familiar

Servidores que atuam nas recepções das unidades de saúde do município participaram, na última quarta-feira (17), do Workshop Vivencial: Atendimento e Saúde Sistêmica. Promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias de Saúde e Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), o encontro tem como objetivo mostrar aos participantes como as experiências vividas influenciam na saúde emocional de cada um e refletem no ambiente de trabalho.

Entre os temas abordados no workshop está a terapia da constelação familiar. Desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a terapia tem como bases principais as noções de ordem, pertencimento e equilíbrio. “Pretendemos com essa atividade teórica e de vivências, entre outras coisas, apresentar formas de recepcionar melhor os pacientes e melhorar os ambientes de trabalho”, destacou a facilitadora do curso, Kelly Hottis.

Encontro tem como objetivo mostrar aos participantes como as experiências vividas influenciam na saúde emocional de cada um e refletem no ambiente de trabalho

A diretora municipal da Atenção Básica, Julineide da Silva, lembrou que essa é a primeira turma que participa da atividade. Em sua fala aos presentes, a diretora ressaltou que outros encontros serão realizados, uma vez que os recepcionistas estão na linha de frente das unidades e são os primeiros a ouvirem as queixas, demandas e problemas dos usuários.

Para a gestora do Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Projetos da Semtre , Nirlânia Amorim, o interesse da Administração Municipal é o investimento nos seres humanos, sejam eles servidores ou público que busca os serviços. “Não somente servidores da Secretaria de Saúde, mas outros profissionais, entre eles professores, participarão da atividade”.

Os presentes entenderam a importância da iniciativa. “Acho que todos nós precisamos nos capacitar e acredito que o governo também precisa estar cada vez mais próximo dos servidores para conhecer de perto as nossas necessidades”, concluiu Ana Paula Lima, atendente da Unidade Básica de Saúde do Vila América, Ana Paula Lima.