Educação
Postado em 21 de março de 2019 as 16:05:21
Gestores de escolas públicas municipais e técnicos da Secretaria de Educação participam de um seminário direcionado ao autoconhecimento, orientação de carreira e relacionamento interpessoal. A atividade acontece no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães até esta sexta-feira (22).
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o seminário tem como proposta auxiliar os participantes a se compreenderem de forma mais ampla em suas especificidades, diferenças e semelhanças, além de entenderem sobre sua dinâmica psicológica. Ministradas pelo psicólogo clínico e especialista em seleção, avaliação comportamental e de potencial, Antônio de Pádua Campos, as palestras do seminário são baseadas no Myers-Briggs Type Indicator ¬(MBTI).
Pádua Campos explicou que o MBTI é um inventário aplicado em milhões de pessoas e tem como objetivo identificar o tipo psicológico de cada um. “Se compreendermos a nossa tipologia pessoal e a das pessoas com as quais convivemos poderemos orientar melhor a nossa vida, pessoal e profissionalmente, e também encontrar ferramentas úteis para construir relações harmoniosas e saudáveis”, explicou.

Ronilson Ferreira e Nélia Oliveira aprovaram a iniciativa
A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Tânia Novais, ressaltou que a compreensão dos perfis e características de cada pessoa, inclusive no que diz respeito ao tipo de liderança, se constitui em importante ferramenta para eficácia na gestão, inclusive nas escolas da rede municipal.
Os participantes do seminário aprovaram a iniciativa. “Entendendo quem somos e percebendo as nossas reações diante de algumas situações percebemos se estamos contribuindo positivamente ou negativamente no ambiente de trabalho”, avaliou a diretora do CEI de Pradoso, Nélia Oliveira. E Ronilson Ferreira, diretor da Escola Municipal Iza Medeiros, completou: “a escola é um espaço de convivência entre indivíduos com anseios e inquietações diferentes e é nesse ambiente que se desenvolve o processo de ensino aprendizagem”.