Desenvolvimento Social
Postado em 16 de julho de 2019 as 15:30:52

Além de 49 casas, foi entregue a sede da associação de moradores com a participação do conselheiro estadual dos Quilombolas, Nelson Quilombola; do gerente do Banco do Brasil, Eduardo Falcão; do presidente da Acombasa, Alberto Magalhães; e da presidente da Associação de Moradores, Leolina (Liu)
Nesta segunda-feira (15) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista participou da entrega de casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do povoado Lagoa do Arroz.
O projeto foi executado pela Associação Comunitária do Santo Antônio (Acombasa) que construiu, por meio de convênio com o Banco do Brasil, 49 casas e um centro comunitário nas comunidades quilombolas de Lagoa do Arroz e Velame.

Antônio foi um dos 49 beneficiados com a obra
Cada morador investirá R$ 1.368,00, que representa 4% do valor total da obra, divido em quatro parcelas, que deverá ser pago ao Banco do Brasil. “Este é o nosso 25o empreendimento na Bahia. Nossa sede é em Candeias e desde 2013 estamos executando estes projetos. São quase mil unidades entregues no Estado. Aqui em Vitória da Conquista contamos com várias parcerias como Nelson Quilombola, a Prefeitura, a presidente da associação e o Banco do Brasil. A nossa obra tinha como prazo 10 meses e concluímos em 9 meses”, informou o presidente da Acombasa, Alberto Magalhães.
A presidente da associação de moradores de Lagoa do Arroz, Leolina Francisca de Souza, agradeceu em nome dos moradores as casas recebidas. “Nós só temos a agradecer a Deus e a empresa que executou a obra, eu considero um presente, pois quando a gente olha o antes e o depois a gente vê que isso aqui foi um presente de Deus. É preciso estarmos unidos, sermos de fato uma comunidade, um só não consegue nada, mas unidos conseguimos realizar nossos sonhos”, ressaltou Leolina.

Diego Gomes destacou o apoio do governo ao empreendimento
Durante o evento foi exibido um vídeo com fotografias do antes e do depois da obra concluída. O secretário da Transparência Municipal, Diego Gomes, destacou o apoio do Governo Municipal ao empreendimento que está melhorando a vida de 49 famílias. “Durante a obra nós realizamos manutenção da estrada para viabilizar chegada dos materiais de construção e também realizamos atividade sociais com a equipe do Bolsa Família e sempre que solicitados algum encaminhamento a prefeitura esteve pronta a atender”, declarou Diego.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, lembrou a importância de cuidar do homem do campo e também a importância da associação de moradores para as conquistas das comunidades. “Eu como uma pessoa da zona rural fico muito feliz em poder participar da entrega destas casas para esta comunidade. Estão todos de parabéns principalmente a associação de moradores. Eu acredito nas associações para conquista de projetos pro homem do campo. Por isso valorizem e se unam para conquistar seus sonhos”, enfatizou Irma Lemos.

Lindaura realizou seu sonho de ter uma casa própria
No momento da entrega das chaves foi possível observar a alegria e emoção dos moradores contemplados com a chave da casa nova, como contou emocionada Lindaura Ferreira de Oliveira (78), que conquistou sua casa própria. “Antes eu morava numa casa de adobão, agora moro numa casa linda, fico muito emocionada e graças a Deus e a esta empresa eu realizei o meu sonho”, salientou Lindaura.







