Horta Vila América

Após sete meses parada por falta de água, as hortaliças estão brotando na horta comunitária do loteamento Vila América. Um sustento para 33 famílias que trabalham na horta e vendem a sua produção na feira do bairro. A produção estava parada, desde setembro de 2016, por conta da quebra do padrão de energia.

Como a horta é uma parceria entre Prefeitura e comunidade, o conserto do padrão ficou a cargo do Governo Municipal. “Assim que assumimos em janeiro, verificamos o problema e buscamos a solução para troca urgente do padrão, pois sem energia não tinha como colocar em funcionamento a bomba d`água para molhar as plantas”, explicou Augusto Jorge Leal, coordenador de Segurança Alimentar.

A horta do Vila América existe desde 2005 e ocupa uma área da Prefeitura, de 4.200 m2. “Eu tenho meus canteiros aqui desde quando começou. Foi muito triste perder nossa plantação. Graças a Deus e a Prefeitura agora estamos tendo água novamente e estamos tirando o sustento de nossa família daqui” comentou Maria Nilda Oliveira Souza, coordenadora da horta.

Maria Nilda

Atualmente a Coordenação de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável pela assessoria técnica de quatro hortas comunitárias organizadas em terrenos da Prefeitura nos bairros: Kadija, Recanto das Águas, Jardim Valéria e Vila América. “Para orientação e acompanhamento técnico, caso haja necessidade, nós contamos com um apoio de um técnico em agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário”, informou Augusto.

Horta Kadja

Outro exemplo de horta bem sucedida é a do Kadija, que foi implantada há mais de 40 anos e ajuda no sustento de mais de 30 famílias em uma área de 6.200 m2. “Nossa produção é vendida aqui no bairro mesmo, os mercadinhos da região nos procuram, fornecemos para feira da Patagônia. Quando temos alguma dificuldade que não conseguimos resolver entre os associados, buscamos o apoio da Prefeitura”, explicou José Soares de Abreu, presidente da Associação da Horta Comunitária do Kadija.

José Soares