O Castramóvel desembarcou, nesta sexta-feira (14), no distrito de José Gonçalves para o atendimento de cães e gatos, em frente ao Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura). Foram 25 atendimentos durante o dia.

Logo quando soube, dona Zenide Santiago se preparou para levar seus gatinhos Chico e Cotí para a castração. “Uma oportunidade, né? Chegou e a gente tem que aproveitar. É melhor castrar para deixar os bichinhos mais em casa. E é de graça, não paga nada, então a gente tem que aproveitar mesmo. Graças a Deus, que veio essa oportunidade pra nós!”, disse a moradora.

O casal Cristiane Nascimento e Rubens Moreira saíram do povoado de Quebra Mato para levar a cachorrinha Linda, de 2 anos, para castrar, e estavam na maior expectativa para a cirurgia. “A gente aproveitou a oportunidade que o Castramóvel está aqui em José Gonçalves para trazer ela para castrar, porque a gente não queria que ela tivesse filhotes. E a oportunidade é boa para todos, a castração traz uma vida saudável para eles e evita doenças”, disse Rubens.

E quem estava desfilando na praça de José Gonçalves foi o caramelo Max, de 2 anos de idade. A tutora Consuelo Gomes falou da necessidade de castrar o seu animal e fez questão de levá-lo para o atendimento. “Já tinha algum tempo, porque volta e meia ele foge, né? O quintal de casa é todo murado, mas volta e meia acontece dele fugir. Aí eu tive essa oportunidade, a gente aproveitou a deixa, né? E é uma coisa que é gratuita, a gente não vai estar desembolsando nada. E aí a gente aproveitou pra trazer ele”, disse.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, lembrou que o Castramóvel é uma oportunidade para beneficiar os animais de diferentes regiões do município e evitar o aumento de filhotes abandonados nas ruas.

“A gente está conseguindo alcançar um número expressivo de animais. Chegando em locais que a gente sabe que a comunidade não tem condição de levar o animal pra castrar. Às vezes, não só pela questão financeira, mas também pela localização. Por estar distante, por exemplo, como hoje que estamos aqui no distrito de José Gonçalves, o primeiro distrito atendido. Além de José Gonçalves, nós vamos atender várias áreas da Zona Rural, porque a gente sabe que é uma das áreas que tem a ocorrência maior de animais abandonados. Então, a gente quer evitar essa ocorrência, evitar muitos filhotes abandonados nas ruas. Com médio e longo prazo, a gente chega no objetivo de alcançar, que é minimizar o sofrimento dos animais, principalmente animais que estão nas ruas”, explicou a secretária.

A equipe do Castramóvel também estará na praça de José Gonçalves neste sábado das 8h às 17h.