Após três dias de intensas reflexões sobre a política de assistência social, o Governo Mais Perto de Você encerrou nessa quarta-feira, 31 de maio, o primeiro Ciclo de Formação Continuada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), iniciativa que teve por objetivo a formação dos servidores que atendem nos serviços da rede de Assistência Social de Vitória da Conquista, conselheiros e demais atores que desenvolvem ações sociais no município.

“O objetivo da Prefeitura é qualificar seus trabalhadores para que eles possam oferecer o melhor atendimento à população”, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos.

Segundo Michael Farias, diretor de Assistência Social, o Ciclo atende uma demanda antiga dos trabalhadores do SUAS e possibilita que, a partir deste ponto, a Prefeitura possa fazer as modificações necessárias para tornar a  política de assistência social do município mais efetiva.

“Reunimos aqui todos os trabalhadores, auxiliares de serviços gerais, agentes patrimoniais, técnicos de administrativos e de nível superior, educadores sociais e instrutores de artes. Também convidamos outros atores que atuam em outras áreas como nos conselhos, Ministério Público, faculdades, Segurança etc, com o grande objetivo de fortalecermos a rede de Assistência Social de Conquista”, destacou Michael.

A educadora social Paloma Pedreira Ribeiro, que pertence à equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila América, parabenizou a Prefeitura pelo momento de formação proporcionado aos Servidores e destacou: “este é um momento de agregar conhecimento para todos os profissionais que tiveram a oportunidade de estar participando, pra que a gente possa trabalhar de forma uniforme com eficiência e eficácia”.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Leda Freitas, avaliou como positiva e de extrema importância a iniciativa. “Gostaria de agradecer a Secretaria por estes três dias de capacitação, o servidores já vinham esperando esta capacitação, que irá fazer a diferença, principalmente, nos CRAS que fazem atendimento no território. Saio daqui satisfeita como representante do COMDICA, com a certeza de que o atendimento à população será qualificado” salientou Leda.

Leda Freitas

Já a ministrante deste primeiro momento de formação, Prof. Léa Braga*, acredita que este momento que a Prefeitura possibilitou para os servidores é um ponto de partida para o reordenamento estratégico do SUAS de Vitória da Conquista.  “Esperamos que nossa contribuição possibilite uma administração robusta e coerente com a política de Assistência Social, que possa cumprir o seu papel de viabilizar uma cidade fraterna, com justiça social e com serviços sociais de qualidade” avaliou Léa.

Prof. Léa Braga* – A ministrante deste primeiro momento de formação, é uma pessoa que possui notório saber no âmbito da Política Pública de Assistência Social. Já ocupou diversos cargos vinculados à gestão do SUAS, como a Diretoria de Proteção Básica do Ministério do Desenvolvimento Social.  Além disso, conhece os desafios diários no desenvolvimento das ações nos equipamentos.

Léa Braga