Infraestrutura Urbana
Postado em 25 de outubro de 2023 as 14:37:53
A Prefeitura de Vitória da Conquista continua aguardando a liberação de recursos federais do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil, para execução das obras de recuperação da Avenida Francisco Sabino, que teve um dos trechos danificados pelas fortes chuvas que atingiram o município no final de 2021 e início de 2022, mas garante que a obra será realizada.
A expectativa do Governo Municipal era iniciar a obra no início do mês de agosto, de forma ininterrupta, mas diante da redução em mais de 20% dos repasses financeiros por parte dos governos federal e estadual, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a execução do trabalho não foi possível. “Seguimos cobrando do Governo Federal e ao mesmo tempo tranquilizamos a população de que iremos executar essa obra seja com recurso federal ou municipal”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

Jackson
Segundo o secretário, apesar de cumprir os requisitos legais e encaminhar a documentação necessária para receber os recursos, Vitória da Conquista ainda não foi contemplada com os recursos. O município chegou a receber verba para outras demandas relacionadas aos estragos provocados pelas chuvas, a exemplo da recuperação de vias no loteamento Jatobá, no bairro Conveima, mas não para a Francisco Sabino.
Ainda conforme Jackson, a Prefeitura já realizou várias obras com recursos provenientes do tesouro municipal, a exemplo da contenção da encosta no bairro Guarani, que também aguardava o repasse de recursos federais. “Aquela obra, além de menor, não podia esperar, porque oferecia riscos aos moradores daquela localidade. Já a obra da Avenida Francisco Sabino é um pouco maior, a gente precisa desse suporte federal, porque o município não tem como realizar aquela obra com recursos próprios. Há interesse da gestão em fazer o serviço, mas sem dinheiro não há como fazer”, explicou.







