Máquinas da Prefeitura estão em ação nos loteamentos Vila América e Senhorinha Cairo, além do bairro Bruno Bacelar

Obras de infraestrutura são executadas pela Prefeitura Municipal, de forma simultânea, em diversos pontos de Vitória da Conquista. Uma volta pela cidade permite que qualquer pessoa verifique o trabalho das máquinas na realização das etapas do processo de pavimentação. Na tarde desta quinta-feira, 20, elas podiam ser vistas nos loteamentos Vila América e Senhorinha Cairo, além da região entre os bairros Bruno Bacelar e Ibirapuera.

No Vila América e no Senhorinha Cairo, as obras fazem parte de um mesmo lote de investimentos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do Governo Federal. O pacote inclui ainda os loteamentos Terras do Remanso, Cidade Maravilhosa e Sobradinho. Os benefícios do asfalto contemplarão um total de 39 mil pessoas.

Trata-se de pessoas como o pedreiro Edvaldo dos Anjos. Ele mora no Vila América desde que o loteamento foi fundado, há cerca de treze anos. Além dos ganhos provenientes de seu trabalho, a renda da família é complementada por meio da pequena quitanda mantida por sua esposa, em frente à casa do casal. “É muito bom ver que, depois das lutas, chega o dia oportuno para a gente ter o asfalto na rua da gente”, observa Edvaldo. “Os poderes públicos trabalham para o bem-estar da comunidade. E isso é uma melhoria que vem para a vida da gente”.

A dona de casa Silvana Rocha, também moradora do Vila América, concorda e demonstra grandes expectativas diante da chegada do asfalto. “Vai ser maravilhoso. Hoje tem muita poeira. Minhas filhas, mesmo, têm problema de bronquite”, diz. O trabalho realizado ali pela Prefeitura, segundo ela, porá fim a tais problemas. “Todo mundo aqui vai ficar muito contente com essa obra. Vai valorizar muito aqui”, afirma.

‘Ruas bonitas’ – No Senhorinha Cairo, algumas vias já foram asfaltadas, outras receberam imprimação e algumas passam ainda pelo serviço de rebaixamento de rede e implantação de drenagem. A movimentação costuma despertar a curiosidade da moradora Etelvina Santos, que, algumas vezes por dia, vai à porta de casa para conferir o trabalho das máquinas. “Estou achando ótimo. As ruas vão ficar muito bonitas, estamos precisando mesmo do asfalto”, diz ela.

Novato no Senhorinha Cairo, para onde se mudou há dois anos, o comerciante José Antônio Santos também vê diariamente o trabalho de pavimentação. Ele possui um mercadinho na esquina entre as ruas Botafogo e 21 – esta já está imprimada e em breve receberá o asfalto, e aquela encontra-se na fase de rebaixamento de rede de esgoto. Segundo o comerciante, a poeira da rua chegava a prejudicar seu trabalho, mas a situação já começa a se modificar. “Agora, vai melhorar não cem, mas mil por cento”, comemora.

Bruno Bacelar – Já em outra região da cidade, a Prefeitura está concluindo o serviço de terraplanagem na Avenida Portugal, que liga os bairros Bruno Bacelar e Ibirapuera. A próxima etapa é a imprimação, serviço  anterior à aplicação do asfalto. Nessa avenida, a Prefeitura já havia construído uma ponte sobre o canal de drenagem do Bruno Bacelar, permitindo assim o acesso à Avenida Portugal. A obra foi solicitada pelos moradores por meio das plenárias do Orçamento Participativo. Com a pavimentação da via, os benefícios se acumulam. “A comunidade toda vai ganhar com isso”, registra o pedreiro Celso Matos, morador do local há treze anos.