A tarde desta terça-feira (23) foi de muita alegria para a população do distrito de Cabeceira do Jiboia, com a entrega da Escola Municipal São Tomás de Aquino, localizada na Fazenda Riachinho I, totalmente revitalizada. É a 93ª escola revitalizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), desde 2021.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o prefeito em exercício, Dr. Aloisio Alan, acompanhado do secretário de Educação, Edgard Larry, além de outros membros do governo. Também compareceu o vereador Márcio de Vivi. O evento contou ainda com música ao vivo, apresentação artística dos estudantes e pintura para as crianças.

Dr. Aloisio Alan destacou que o município está perto da marca de 100 escolas revitalizadas ou construídas, e que esse é um compromisso com o futuro das crianças de Vitória da Conquista. “O futuro dessas crianças é retornar para a sua comunidade como professores, dentistas, advogados, médicos, jogadores de futebol, policiais. O futuro de vocês está aqui. Eu sou oriundo de escola pública, e vejo que as coisas melhoraram muito. É importante vocês que são pais cobrarem, buscarem as condições para que realmente eles possam estudar. Eu tenho certeza que daqui vão sair grandes homens e mulheres”.

Aloisio Alan

O secretário de Educação, Edgard Larry, salientou que o Governo Municipal não tem medido esforços para melhorar a qualidade do ensino oferecido em todo o município, para que no futuro os estudantes estejam nas universidades, no mercado de trabalho realizando seus sonhos. “Só a educação tem o poder de formar cidadãos, de fazer com que as pessoas evoluam. É muito importante que vocês preservem essa escola. Conversei com a nossa diretora e ela trouxe mais reivindicações, e com o tempo elas virão. Continuem valorizando e preservando essa escola, porque ela é da comunidade, e ficará aqui por mais muitos anos”.

Diretora da escola, Liliane Santos agradeceu o empenho de toda a equipe da Smed para oferecer melhores condições tanto para os estudantes quanto para os profissionais da unidade. “Sonhamos com isso há muito tempo, mas sabemos que só é possível através de uma administração que acredita na educação. Recentemente nós tivemos notícias de um aluno premiado num concurso de redação, e quando verificamos, havia sido aluno desta escola. Uma vez fui acompanhar meu pai no hospital e ele foi atendido por uma ex-aluna da escola, o que nos orgulha e emociona. Por isso o nosso agradecimento à Prefeitura, à Smed, por terem ouvido nossos pedidos”.

Uma das mães presentes foi Daiane Oliveira, mãe de Levi, estudante do 4º ano. Ela se diz muito feliz em saber que seu filho está num ambiente adequado e seguro para o aprendizado. “Meu filho estudou quatro anos aqui, e agora ele tem uma estrutura bem melhor. Ano que vem ele vai ter que mudar de escola, mas a minha filha vai começar a estudar aqui, então ela vai aproveitar ainda mais. Como mãe, saber que além da estrutura, tem uma equipe maravilhosa, é muito bom”. Já Levi contou que já está aprendendo e se divertindo bastante. “Estou estudando, brincando com meus amigos, e gostando muito”.

Luany Ferreira, do 4º ano, declamou um poema de Carlos Drummond de Andrade na cerimônia, e também não escondeu a felicidade com o novo espaço. “Eu gostei da reforma por ter deixado a escola mais bonita e organizada para as crianças. Eu estudo muito, aprendo, na hora do recreio brinco com os meus colegas”.

A escola passou por uma reforma geral, que envolveu a construção de um pátio na antiga área de chão de terra, oferecendo um espaço recreativo adequado aos estudantes do Ensino Fundamental I.

Também foram realizadas a instalação de cerâmicas nas salas de aula, readequação da cozinha com depósito de merenda e instalação de bancada, substituição e ampliação de janelas, construção da lavanderia, reparos em alvenaria, colocação de forro em toda a unidade, revitalização dos sanitários com substituição de louças e cobertura para o acesso, revisão das redes elétrica e hidráulica, além de pintura geral e lúdica.

Esta é a 93ª unidade de ensino revitalizada pelo Governo Municipal desde 2021, nas zonas Rural e Urbana, evidenciando o compromisso com a Educação do município. O valor investido nas intervenções foi de R$ 65.400,00.